Temporada digital da Orsse homenageia centenário de Nepomuceno e traz Quinteto Russo

Publiciado em 26/11/2020 as 20:35

Na próxima sexta-feira (27), a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) dá continuidade à sua Temporada Digital de Concertos 2020. O grupo fará uma homenagem ao centenário de falecimento do compositor cearense Alberto Nepomuceno, executando a sua “Suíte Antiga”, para Orquestra de Cordas. Completam o programa a “Serenata em Mi menor”, também para cordas, e o “Quinteto para piano e Sopros em Si bemol maior”, do compositor russo Nikolay Rimsky-Korsakov. A performance, gravada no Teatro Tobias Barreto (TTB), com a utilização de protocolos de segurança e sem público, irá ao ar na Aperipê TV, canal 6.1, às 18h50. A Orsse é uma realização da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) e do Governo do Estado de Sergipe.

No âmbito do retorno gradual de atividades, o grupo realiza neste concerto duas configurações camerísticas. A primeira delas apresenta um quinteto parasopros e piano, composto por Sílvio Jackel na flauta, Felipe Freitas no clarinete, Juan Manuel Quinteros na trompa, Luiz Henrique no fagote e o maestro Guilherme Mannis ao piano, na representação da música do romantismo russo de Rimsky-Korsakov.

A segunda formação apresenta ao público a Orquestra de Cordas, composta por 23 músicos, alternados entre violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, regidos pelo maestro da Orsse. De acordo com Mannis, a emoção de homenagear Nepomuceno, no palco do TTB, é única. “O compositor cearense foi um dos titãs da música brasileira. Estreou a Suíte Antiga regendo a Orquestra Filarmônica de Berlim, em 1894. Homenageá-lo com esta gravação é deixarmos nossa leitura, em todas as mídias digitais, da música da região Nordeste, mostrando o que temos a dizer por meio de nossas ações artísticas.”

Após a veiculação do programa na Aperipê TV, o concerto será disponibilizado integralmente nas redes sociais da Orsse (Youtube, Facebook e Instagram), assim como também no Youtube da Aperipê TV, a partir do dia 28 de novembro, às 20h30.

 

 

 

Da ASN