Prefeitura oferta Workshop de Aquarela na Galeria de Arte Álvaro Santos

Publiciado em 25/07/2019 as 06:30
Com o intuito de fortalecer, valorizar e incentivar a educação artística em Sergipe, a Galeria de Arte Álvaro Santos, unidade da Prefeitura de Aracaju vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), irá ofertar o curso “Workshop de Aquarela”, no dia 17 de agosto. A iniciativa é fruto de mais uma parceria com a Associação Brasileira de Aquarela (ABA) e é uma atividade formativa da programação do III Festival de Aquarela: Traduzindo Sonhos, que segue em cartaz até o dia 16 de agosto, na Galeria. 
 
O “Workshop de Aquarela” objetiva detalhar e aprofundar os conhecimentos sobre a pintura em aquarela de maneira mais prática, além de divulgar esta arte como o renascimento de uma técnica milenar. A oficina terá a duração de seis horas e será mediada pelo artista plástico Luiz Neto, que tem trabalhos expostos em países como, Bulgária, Equador, Paquistão, Portugal, Itália, Bolívia, Brasil e México.
 
“Com todo meu conhecimento e domínio da pintura em aquarela resolvi disseminar e compartilhar meus saberes com pessoas que se interessem na valorização desta arte. A aquarela precisa de fortalecimento, então não me custa ministrar esse workshop, que recebe o apoio da Funcaju, por meio da Galeria de Arte Álvaro Santos”, explicou o artista plástico, Luiz Neto.
 
A oficina é voltada para estudantes de design, publicidade, arquitetura e artistas em geral. Para participar, é preciso ter entre 15 e 80 anos, e o inscrito deve levar materiais para uso próprio na oficina: um pincel para aquarela; três bisnagas de tinta aquarela (qualquer marca); papel para aquarela 300g; um copo ou godê para pintura; e uma prancha de Eucatex.   
 
A workshop iniciará com a demonstração dos materiais utilizados para uma aquarela profissional e o ministrante mostrará a importância da utilização das cores, o desenho e o estudo em pleno Air. Em seguida, será feita uma demonstração de uma aquarela. Segundo Luiz Neto, os inscritos farão um trabalho prático, com base na explicação dada. Dando assim, conhecimento da importância da aquarela nas diversas áreas profissionais. 
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de agosto, na Galeria de Artes Álvaro Santos, localizada na Praça Olímpio Campos - Centro. Para oturas informações, entrar em contato atráves do (79) 3179-1308. 
 
FESTIVAL DE AQUARELAS
 
Considerada uma importante vitrine da arte e da cultura de Aracaju, a Galeria de Artes Álvaro Santos foi escolhida como a primeira galeria em Sergipe para sediar o III Festival de Aquarelas: Traduzindo Sonhos. A abertura da mostra foi realizada no dia 5 de julho, com o objetivo de divulgar a arte da aquarela sobre papel e a sua importância para as artes plásticas no Brasil e no mundo. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Aquarela (ABA), em parceria com a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).   
 
A exposição conta com 61 obras de 31 artistas aquarelistas integrantes da Associação Brasileira de Aquarela (ABA) e da International Watercolor Society (IWS-Brazil) e permanece em cartaz até o dia 16 de agosto.
 
Da AAN