Rádio Aperipê AM 630 vai celebrar seus 80 anos neste domingo, 30

Publiciado em 28/06/2019 as 18:13

Neste domingo (30), o Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/SE), vai celebrar os 80 anos da primeira rádio de Sergipe, a Aperipê AM 630 kHz. Um ato comemorativo será realizado no espaço Cultural Gonzagão, localizado no Augusto franco, a partir das 16h, que contará com homenagens a profissionais que fizeram a história da radiodifusão sergipana, além de apresentações musicais, tudo transmitido, ao vivo, pela emissora.

Na ocasião, se dará a culminância das comemorações pelo marco histórico da radiodifusão sergipana, que começou no dia 1º de junho, com a realização de programas radiofônicos fora dos estúdios da emissora. Em cinco datas diferentes neste mês, programas especiais foram transmitidos a partir dos mercados Antônio Franco, no centro, e Milton Santos, no Augusto Franco, e também na Orla de Atalaia, diretamente do Arraiá do Povo.

No dia 30, data oficial do aniversário da emissora, a festa contará com apresentações de Edgard do Acordeon e dos Três Moleques. A presidente da Funcap, Conceição Vieira, e o diretor de Radiodifusão da Fundação, Chiquinho Ferreira, homenagearão personalidades que ajudaram a construir a história da emissora pioneira de Sergipe.

O rádio foi inventado em 1895, pelos experimentos de Guglielmo Marconi, que transmitiu mensagens a distâncias superiores a 3km sem a utilização de fios. No Brasil, a primeira experiência ocorreu em 1922, no Rio de Janeiro, nas festas pelo centenário da independência. Somente em sete de fevereiro 1939, através do decreto de lei nº 171, a autorização para a instalação da radiodifusão chegaria de fato em Sergipe, com a criação da Rádio Difusora Aperipê de Sergipe – PRJ-6.

Sua efetiva inauguração ocorreria somente em 30 de junho de 1939, sendo esta a data oficial considerada pelo Governo do Estado. A emissora mudou de nome e de classificação (passando para ZY), mas nunca deixou de estar no ar, e integra atualmente o sistema Aperipê de comunicação pública de Sergipe, que é comprometido com a valorização e divulgação da educação, da cultura e de todos os aspectos relativos a promoção da sergipanidade.

 

Da ASN