Biblioteca Infantil realiza 1ª capacitação de 2018 do Projeto Literário

Publiciado em 18/05/2018 as 13:39

Na manhã desta sexta-feira, 18 de maio, a Biblioteca Infantil, unidade ligada à Secretaria de Estado da Cultura, deu início a primeira Oficina de Capacitação para os professores que participam do Projeto #EuLeio em Sergipe.

O projeto implantado em 2016 através de parceria entre a Biblioteca Infantil e a Rede Ler e Compartilhar de Alagoas, que trabalha com um programa de circulação de acervos e formação de leitores, tem como objetivo levar literatura de qualidade a alunos de escolas públicas do Estado onde o acesso ao livro é limitado.

O projeto teve início em 2017, com a participação de cinco escolas estaduais e municipais. Neste ano, novas escolas públicas ingressaram no projeto, sendo capacitadas em Oficina de Contação de Histórias, Mediação de Leitura e desenvolvimento de Projetos, ministradas pela bibliotecária e diretora da Biblioteca Infantil, Claudia Stocker, e pela contadora de histórias, Osaneide Rosa. “Estamos trazendo novas propostas de se trabalhar a leitura, o livro e a literatura no ambiente escolar e junto à comunidade”, destacou Claudia.

De acordo com a diretora, uma das escolas que tem realizado um trabalho de destaque no Projeto este ano é a Escola Municipal Leonor Barreto Franco, do Povoado São Miguel em Propriá. “Esta unidade escolar já está implantado o Clube dos Maiores Leitores, com o objetivo de disseminar a prática da leitura, tornando a escola uma comunidade de leitores. Outro destaque é o Projeto nas Asas da Leitura, que envolve toda a escola em uma viagem literária espetacular através de clássicos da literatura como Dom Quixote, Cartas lunares, Monteiro Lobato entre outros, sob a coordenação da Professora Enecila”, disse.

Outra unidade destacada pela diretora foi o Colégio Estadual Professora Josefa Marques, de Poço Redondo. “Eles também têm apresentado ótimos resultados através dos projetos desenvolvidos sob a coordenação da Professora Ozana Alves da Silva”, complementou Claudia. “As sacolas literárias que estão em posse das escolas receberão novos livros e revistas em quadrinhos no próximo mês”, explicou.



Escolas participantes



Participam do Projeto a Escola Municipal Leonídio Leite, Povoado Bom Jesus, em Laranjeiras; Escola Municipal Maria Virginia Leite Franco, em Laranjeiras; Colégio Estadual Professora Noêmia de Souza, em Poço Redondo; Escola Estadual Teotônio Alves China, Poço Redondo; Escola Estadual Paulo Freire, Nossa Senhora do Socorro; Escola Municipal Leonor Barreto Franco, Povoado São Miguel, em Propriá; Escola Estadual Roberta Ramalho, em Japoatã; e Escola Professor Luiz Carlos Hora, do bairro 17 de Março.





Rede Ler e Compartilhar

A Rede Ler e Compartilhar é formada por escritores, educadores e voluntários de Alagoas que se reuniram pelo fomento à literatura. É um programa colaborativo de circulação de acervos, formação de leitores e orientação para mediação literária. Só podem participar como receptoras de acervos escolas públicas ou escolas privadas que realizem alguma ação social comunitária, instituições, ONG’S ou movimentos organizados.