ORSSE apresentará clássicos de Hollywood em concerto

Publiciado em 17/05/2018 as 13:40

Nos próximos dias 23 e 24 de maio, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), sob o comando de seu diretor titular Guilherme Mannis, trará a Aracaju um repertório inteiramente dedicado às grandes trilhas do cinema hollywoodiano. De forma inédita, o grupo apresentará peças famosas como Psicose, Tubarão, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, além de obras já tradicionais de seus concertos cinematográficos, como as trilhas de Superman, Indiana Jones, Piratas do Caribe, Jurassic Park e The Ecstasy of Gold.



O concerto com peças de Hollywood já está no calendário oficial da Orquestra Sinfônica e é sempre sucesso de público, que comparece em peso e aplaude de pé as apresentações. Os ingressos, a preços populares, estão disponíveis nas bilheterias do Teatro Tobias Barreto. A ORSSE é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com apoio da Segrase.



Sobre as trilhas, o maestro Mannis sustenta que é impossível pensar em ‘Psicose’ e em sua famosa ‘Cena do Chuveiro’, sem a impagável trilha de horror de Bernhard Herrmann. ‘Tubarão’ não teria o mesmo suspense sem as cordas graves. “Estas são grandes demonstrações de que a memória musical está inexoravelmente atrelada a estas películas. É impossível pensar no Darth Vader sem seu leitmotiv, ou seja, o tema musical que tanto o caracteriza. Este concerto é um grande presente para nosso público, e tem sido um enorme sucesso que foi concebido há muitos anos atrás.”, pontua.



Entre os compositores abordados estão Bernhard Herrmann – parceiro de Alfred Hitchcock em Psicose -, John Williams, Klaus Badelt e o italiano Ennio Morricone. Em relação aos filmes abordados, estão “Três Homens em Conflito”, faroeste italiano com trilha de Ennio Morricone, Psicose, dirigido por Alfred Hitchcock, além de Superman, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Tubarão, Star Wars, Piratas do Caribe e Indiana Jones.



Sobre o maestro

Guilherme Mannis é Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe desde 2006, onde tem dividido o palco com artistas como Maria João Pires, Michel Legrand, Nelson Freire, Jean Louis Steuerman, André Mehmari, Emmanuele Baldini, Rosana Lamosa, Wagner Tiso, Amaral Vieira, Eduardo Monteiro, entre outros. Como regente convidado tem dirigido importantes grupos no Brasil e exterior, tais como a Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Amazonas Filarmônica, Petrobras Sinfônica, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica do Paraná, Sinfônica de Roma, Sinfônica de Bari, Sinfonia Toronto, World Youth Orchestra, Sinfônica de Rosário (Argentina), Sinfônica do Espírito Santo, Sinfônica da USP Teatro Nacional de Brasília, Experimental de Repertório, Sinfônica da Bahia, Sinfônica Heliópolis, Sinfônica do Teatro São Pedro, Sinfônica de Monterrey, Sinfônica de Guanajuato, entre outras. Doutorando em música, foi aluno destacado dos maestros Isaac Karabtchevsky e John Neschling. É professor do Departamento de Música da Universidade Federal de Sergipe e Gestor Artístico de seu Coro e Orquestra.