Você é o que lê traz Maria Ribeiro, Gregorio Duvivier e Xico Sá a Aracaju

Publiciado em 11/09/2017 as 18:22

Fazer uma abordagem dinâmica e criativa da literatura como prazer e diversão. Esta é a motivação do bate-papo “Você é o que lê”, que chega pela primeira vez em Aracaju no dia 17 de setembro (domingo) depois de passar por várias cidades brasileiras. O evento reúne no palco três autores e representantes da atual cena literária, jornalística, artística e cultural brasileira: Maria Ribeiro, Gregorio Duvivier e Xico Sá, no Teatro Atheneu.

O elenco compartilha com o público seu amor pela leitura em uma conversa descontraída em que tudo se transforma em literatura: redes sociais, correntes do WhatsApp, ganhadores do prêmio Nobel – o que importa para os três é o encantamento por um bom livro e por boas histórias. A ideia do projeto é atrair leitores fiéis e futuros leitores para uma abordagem da literatura como prazer e diversão.

“Tornar a literatura muito séria prejudica muito o livro no Brasil, como uma coisa obrigatória, solene, ligada a grandes chatices. E o que projetos como o ‘Você é o que lê’ têm de bom é roubar a solenidade da literatura, mostrar que podemos falar do prazer de ler sem mesóclise, por exemplo. A literatura pode ir para o bar, a literatura pode ir para qualquer lugar”, diz o jornalista Xico Sá.

Os livros dão o tom da conversa, mas como na vida, o que estamos lendo também se confunde com a nossa narrativa pessoal. Maria Ribeiro, Gregorio Duvivier e Xico Sá contam como diferentes autores marcaram fases distintas das suas vidas e contribuíram nas suas trajetórias como artistas e escritores. Discussões sobre a sociedade, política e educação também são constantes nos encontros.

Os ingressos para o “Você é o que lê” custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) e estão à venda na bilheteria do teatro e nas lojas Santa Lolla do Riomar Shopping e Jardins. Com realização da LC Produções e patrocínio da Universidade Tiradentes, a edição em Aracaju tem produção local da Ajayô Produções e Eventos, e apoio da Santa Lolla, Accervo e Celi Hotel.