Assistência Social incentiva a leitura com a Cia de Arte Alese

Publiciado em 05/09/2017 as 04:53

Ensinar através da arte, transformar a realidade através da imaginação. Essas são algumas das estratégias que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria Municipal da Assistência de Aracaju trabalha. A tarde desta segunda-feira, 4, foi reservada a um espetáculo teatral da Cia de Arte Alese, da Assembleia Legislativa de Sergipe, que foi até o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Maria Diná Menezes, que também recebeu usuários do Cras Santa Maria, para apresentar a peça “As Aventuras da Leitura”

O SCFV trabalha para fortalecer os vínculos de seus usuários de diversas formas. Para as crianças, principalmente as que estão na primeira infância, as atividades lúdicas são uma alternativa bastante utilizada no processo de aprendizado. Andréa Dórea, coordenadora do Serviço, acredita que a presença da Cia de Arte foi muito importante para a conscientização das crianças sobre os benefícios da leitura. “Essas parcerias são providenciais, tendo em vista que levam informações úteis para o público, principalmente onde o índice de defasagem escolar é grande, infelizmente. O tema do incentivo à leitura é muito necessário dentro dos serviços que desenvolvemos. É um estímulo, uma motivação muito bem-vinda. Através do rostinho de felicidade das nossas meninas e meninos percebemos que a atividade foi mais do que aprovada”.

Andréa ainda acrescenta que a união de duas entidades públicas em torno de um bem maior, que é a qualidade de vida da população, é algo bem interessante. “Nós do Executivo temos que buscar iniciativas que cheguem junto das necessidades da população e quando esse trabalho é compartilhado fica muito melhor. A Alese está de parabéns pelo projeto que voltará, com toda certeza, às unidades da Prefeitura de Aracaju", afirma.

A Cia de Arte Alese nasceu em 2015 e viaja pelo estado de Sergipe realizando apresentações artísticas variadas, com o intuito de ensinar às pessoas o exercício da cidadania. Segundo o diretor artístico da companhia, Tinho Torquatto, a equipe, que nesse momento está em turnê com o espetáculo ‘As Aventuras da Leitura’ apresenta a cada público a intervenção artística necessária para a realidade que vive.

“O intuito de trabalhar as leis, por exemplo, se dá por conta de uma demanda que a nossa sociedade tem, pela falta de conhecimento acerca da legislação mesmo, como é o caso da lei Maria da Penha. O espetáculo que apresentamos sobre a importância de ler é algo com um cunho mais pedagógico. É maior, trabalha com a interação do público e tem o objetivo de ensinar sobre a leitura e sobre a importância de brincar. As peças infantis têm o propósito de esclarecer o universo da escola, fortalecendo os vínculos das crianças com o ambiente escolar e com as atividades desenvolvidas nele”.

Adrielli Muniz tem dez anos e mora no bairro Santa Maria. Ela não parou de rir um só minuto durante a apresentação. “Eu gostei muito porque o príncipe e o palhaço apareceram na historinha que o menino estava lendo. Eu já gostava de ler, agora mais ainda. Não vejo a hora de chegar em casa para pegar meu gibi e continuar a brincadeira