Jorge Carvalho apresenta mostra fotográfica e lança mais um livro

Publiciado em 31/08/2017 as 04:29


Acontece de hoje a 29 de setembro, no Espaço Cultural Yázigi o resultado da pesquisa MUDA EXPRESSÃO, do diletante Jorge Carvalho do Nascimento, realizada pela dupla da Então Pronto Produções. Uma proposta audaciosa, onde uma equipe de profissionais de diversas áreas cumpre o desafio de imprimir uma coerência visual aos elementos expostos e apresentados.
Jorge iniciou sua pesquisa há seis anos, onde cada quadro, cada plano parece dialogar com o observador revelando a maturidade de um cientista social, focado no seu tempo com uma bagagem histórica pertencente a poucos.

A identidade visual é do designer Marcelo Larrosa, sob a direção de arte de Anderson Camilo, expografia do arquiteto Zilton Cavalcanti e direção executiva de Dani Dutra, com realização por meio da autogestão, sem recursos estatais captados e com otimização de custos, onde o gestor público da educação em Sergipe se integra como parte de um coletivo para mostrar sua outra face, expondo imagens sobre questões que passam despercebidas no cotidiano.

Na oportunidade, será lançado o livro MUDA EXPRESSÃO, um black book com apresentação do jornalista Amaral Cavalcanti e prólogo e roteiro de Anderson Camilo, que convida o público ao universo e compreensão do outro, o homem e suas necessidades, em tempos tão adversos.

Sobre o autor
Filho de pais sergipanos Jorge Carvalho do Nascimento é soteropolitano, mas reside em Aracaju desde criança. Casado e pai de duas filhas, é PhD em Educação pela Universidade de Frankfurt (Alemanha), Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestre em História e Filosofia da Educação, também pela PUC-SP. Foi diretor do Centro de Cultura e Arte da Universidade Federal de Sergipe (Cultart/UFS); coordenador do Programa de Pós-Graduação da UFS e professor do Departamento de História da UFS. Como gestor público atuou na Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (1997-2000); na Secretaria de Estado de Turismo (2007-2008); na Segrase – Serviços Gráficos de Sergipe e atualmente está à frente da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe.

Inspirado pela irmã Conceição Nascimento, professora e amante da fotografia e pelo amigo Antônio Samarone, médico e fotógrafo diletante, influenciado por Lineu Lins e admirador de Valmir Almeida, logo que teve condições de adquirir seus equipamentos, dedicou seu tempo à produção de imagens – é comum vê-lo nos finais de semana com sua máquina em andanças e viagens. É surpreendente a grande produção de seu acervo fotográfico, iniciado em 2013. Mergulhou no mundo da fotografia investindo em materiais e equipamentos, estudando sobre o assunto em livros e revistas especializadas. O resultado: a presente mostra MUDA EXPRESSÃO.