Semarh participa de mais uma edição da Missa do Cangaço

Publiciado em 28/07/2017 as 18:12

Na manhã desta sexta-feira, 28, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Olivier Chagas, participou da 20ª edição da Missa do Cangaço, celebração que marca o 79º aniversário da morte de Virgulino Ferreira da Silva, popularmente conhecido como Lampião. O cangaceiro foi executado em 1938 ao lado de sua mulher, Maria Bonita, e de seu bando, depois de emboscada policial.

O evento acontece todos os anos dentro da Unidade de Conservação Monumento Natural Grota do Angico (Mona), gerida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), na divisa entre os municípios de Poço Redondo e Canindé de São Francisco. A infraestrutura do Mona contempla um conjunto de edificações com pórtico, sede administrativa, mirante, laboratório e alojamento para técnicos e pesquisadores.

Para o secretário Olivier Chagas, essa é uma tradição muito bonita, organizada por familiares de Lampião. “É importante manter viva a nossa história, que é a história da caatinga, do cangaço, de Lampião, dos nossos antepassados. Nada disso pode ser esquecido. Mesmo para aqueles que gostam ou não, que acham que o cangaceiro agiu corretamente ou erradamente, o primordial é registrar a história, ainda mais por ser aqui, na unidade de conservação gerida pelo Estado e que preza pela conservação do bioma caatinga”, contou Olivier.



Celebração

Com apoio logístico da Semarh, o evento foi organizado pela neta de Lampião, Vera Ferreira, e integrantes do Museu do Cangaço. O ato contou com a presença de moradores locais, amantes do cangaço, professores, alunos e pesquisadores de diversas partes do Nordeste.

Vera contou que está realizada e feliz. “Estou muito contente pelo reconhecimento da nossa história, dessa vontade de estar aqui. São vinte anos de consolidação de um trabalho, de uma equipe que trabalha para que cada missa cresça e melhore. Em nome da minha família, posso dizer que nos orgulhamos do evento que celebra e respeita a nossa história”, afirmou Vera.

Após a missa, houve apresentações do Grupo ‘Estrelas do Sertão’, de Piranhas/AL, e do Grupo ‘Na Pisada de Lampião’, de Poço Redondo/SE. As apresentações foram de xaxado, teatro e recital.