Final do Concurso de Quadrilhas

Publiciado em 29/06/2017 as 07:44

Não só a beleza do figurino e a coreografia contam pontos para as quadrilhas. O desempenho do marcador, a harmonia, a animação e o repertório são itens muito importantes nessa somatória. O regulamento é claro e os grupos devem cumprir cada cláusula, pois ele é tido como um instrumento legal que as quadrilhas possuem para reivindicar a legitimidade de sua participação no concurso.
Cleverton Caetano, que faz parte da diretoria da quadrilha Unidos em Asa Branca fala das dificuldades em seguir alguns itens do regulamento, mas elogia seus critérios. “No sentido de julgamento, um item mais complicado para a nossa quadrilha é a coreografia, onde diz que a apresentação deve ser tradicional. Nós acompanhamos a modernização das quadrilhas no Brasil a fora. Os jurados por sua vez, podem achar que isso é um descumprimento do regulamento e diminuir nossa nota, mas para a gente o mais importante é passar um recado para a sociedade”, afirmou.
Um dos quesitos que algumas quadrilhas tiveram dificuldades em cumprir foi o horário das apresentações. Neste quesito, o grupo deveria comunicar a organização a sua ausência com 24 horas de antecedência, e caso isso não acontecesse, a quadrilha seria automaticamente desclassificada nos dois arraiás.
Para os organizadores da festa esse é o ponto mais delicado do edital, como explica Fabrício Aquino, um dos coordenadores do Arraiá do Gonzagão. “Para nós o item mais essencial é o horário, afinal tudo se inicia aí e infelizmente algumas quadrilhas descumpriram e foram desclassificadas. Não podemos flexibilizar nesse caso, pois são muitas quadrilhas a cada noite, e o atraso ou não comparecimento de alguma, acarreta em uma série de atrasos. Todos os grupos estão cientes do regulamento e que ele tem a intenção de legitimar o concurso”, completa.
Governador compareceu à festa
O Governador do Estado Jackson Barreto compareceu a noite de apresentações e destacou a importância dos festejos do Gonzagão para o Governo. "Essa é mais uma festa que reúne as famílias, e que movimenta o comércio e a comunidade. Aqui é onde nossa tradição fala mais alto, afinal, são mais de 20 anos de história. Por isso estou muito feliz com essa festa e com a recepção do público com o Governador. Isso mostra que estamos no caminho certo", frisou.
Na última etapa da semifinal se apresentaram cinco quadrilhas e delas, três passaram para a grande final. Foram elas: Unidos em Asa Branca, Pioneiros da Roça e Retirantes do Sertão. Juntando-se ao grupo já selecionado que contém a Século XX, Asa Branca e Meu Sertão, que irão disputar o título nesta quinta-feira, 29.
O público como sempre compareceu, completando o cenário de apresentações. Encantamento era a palavra de ordem. As quadrilhas estavam mais lindas do que nunca e para Gabriela Barbosa foi o clima de semifinal que ocasionou isso. “Eu achei as quadrilhas mais atentas em fazer tudo com mais riqueza de detalhes. Se hoje já estava desse jeito, não perco essa final por nada”, disse.
Final
Ao todo seis quadrilhas se apresentarão na final do Arraiá do Gonzagão, que acontece nesta quinta-feira, 29, a partir das 20h. Todas as finalistas serão premiadas com troféu e uma quantia em dinheiro, que vai de R$ 5 mil até R$ 800 reais.
O Arraiá do Gonzagão faz parte do Encontro Nordestino de Cultura, evento promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com patrocínio do Banese Corretora de Seguros, Caixa Econômica Federal e apoio da Unit, Maratá, Sebrae, Fundação Aperipê, Secretaria de Estado do Turismo e Assembleia Legislativa. Participaram do evento a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a Polícia Militar, Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, Defesa Civil, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Inclusão Social, Secretaria de Comunicação, Emsetur, Pacific Eventos e BHS Eventos.