Escola de Artes Valdice Teles valoriza e incentiva a cultura

Publiciado em 16/05/2017 as 10:58

Um importante centro de formação e aperfeiçoamento de artistas de Aracaju, a Escola de Artes Valdice Teles, berço de inúmeros talentos dos mais diversos segmentos, atende alunos de diferentes faixas etárias: crianças, jovens, adultos e idosos. Unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), mantida pela Prefeitura de Aracaju, a escola proporciona aos estudantes a formação artística através da arte e da cultura.

Ao longo dos seus 30 anos, a Valdice Teles oferece cursos em diversas áreas, com o objetivo de difundir a cultura e valorizar o potencial dos sergipanos. São quase 35 opções nas áreas de música, dança, artes cênicas e visuais. Nos cursos de música, é possível escolher entre bateria, cavaquinho, clarinete, contrabaixo, harmonia e improvisação, musicalização infantil, percussão, saxofone, trompete, trombone, teclado, violão erudito, violão popular, violino, violoncelo, além de aprender técnicas vocais.

Na dança, tem ritmo afro, alongamento, ballet adulto e infantil, capoeira, jazz, danças populares, ritmos diversos, dança de salão, street dance e dança do ventre. Já nas artes cênicas, tem o teatro adulto, adolescente e infantil, e nas artes visuais, o aluno escolhe entre desenho, art design, máscaras e mosaico.

Filha de um dos mais importantes nomes da música nordestina, Erivaldo de Carira, Ester Lavyne, 12, se matriculou há dois anos na unidade e começou a aprender a tocar o arcodeon na mesma idade em que o pai iniciou. “Com seis anos, eu via o meu pai e meus irmãos tocarem, aí eu comecei a gostar e como ele não tinha tempo para me ensinar por causa dos shows, meu pai procurou esta escola para eu aprender o instrumento”, conta. Ela ainda fala do seu sentimento pelo lugar. “Eu gosto muito daqui, é como se a gente fosse uma família”, disse.

Os cursos são divididos em três turnos, pela manhã, das 8h às 12h, pela tarde, das 14h às 18h e pela noite, de 18h às 20h, em oficinas semestrais com professores efetivos e concursados. Atualmente, existem, em média, 800 alunos matriculados na escola de artes.

Cléston Batista é professor de arcodeon há 12 anos na escola. Ele dá aula para 40 pessoas e fala da importância do local na valorização da cultura nordestina. “Fico muito satisfeito por existir essa unidade da Funcaju. Fico muito feliz em dar aula e ver que a nossa cultura não está morrendo”, relata. Além de uma escola de artes, a Valdice Teles proporciona ao discente uma formação profissional. “Tive alunos que chegaram aqui sem saber de nada e hoje tocam profissionalmente, é muito gratificante saber que estou contribuindo para alguma coisa”, disse orgulhoso.

Inscrições

Para a matrícula é preciso apresentar uma foto 3x4, comprovante de residência, cópia da carteira de identidade e preencher a ficha de inscrição, além do pagamento de uma taxa semestral no valor de R$ 30, que é revertida para a preservação da escola. Funcionários municipais, aposentados, idosos e pessoas comprovadamente carentes são isentas da taxa.

A Valdice Teles funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, na rua Vila Cristina, nº 354, bairro São José (em frente ao Teatro Atheneu), e no sábado, das 8h às 12h, no Centro Cultural de Aracaju, na praça General Valadão, Centro. Mais informações pelo telefone (79) 3211-6913.