A participação da mulher no cinema como arte engajada é tema de audiência pública na Alese

Publiciado em 23/03/2017 as 11:15

Na tarde da última quarta-feira, 22, o mandato democrático e popular da deputada Ana Lúcia promoveu uma audiência pública com a temática “A Mulher no Cinema Como Arte Engajada” na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa.

A atividade contou com a participação da diretora, roteirista e especialista em documentários na Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV), de San Antonio de los Baños em Cuba Dea Ferraz, que dirigiu o filme “Câmara de Espelhos” dentre outras obras cinematográficas e que acumula prêmios em vários festivais no Brasil e no exterior. A doutora em psicologia, professora do programa de mestrado interdisciplinar em cinema da Universidade Federal de Sergipe e pesquisadora na área da psicologia com ênfase sexualidade humana, gênero e violência, Claudiene Santos também faz parte da mesa de debate, presidida pela deputada Ana Lúcia.

A cineasta Dea Ferraz refletiu sobre a importância de espaços de discussão como a audiência pública “A Mulher no Cinema Como Arte Engajada”. “O cinema reproduz toda a sociedade machista, branca e elitista que nós vivemos e uma oportunidade como essa, essa verdadeira roda de conversa, é muito importante no processo de superação desses paradigmas e na quebra dos estereótipos. Estamos vivendo um período de muita polarização na nossa sociedade e nós precisamos estimular a prática do diálogo”.

A doutora Claudiene falou do papel do audiovisual na desconstrução de práticas e discursos violentos e machistas. “Sem dúvida, o audivisual é o melhor caminho para abordar os jovens para discutir temáticas como a discussão de gênero e sexualidade. Eu utilizo com os meus alunos na universidade o cinema como ferramenta pedagógica para abordar questões como essa”, pontuou a professora.

A deputada Ana Lúcia, explicou como surgiu a ideia de realizar a audiência pública “A Mulher no Cinema Como Arte Engajada”. “Ao conversar com a diretora do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira da Funcaju, Carol Westrup, ela me explicou que tinha interesse em trazer Dea Ferraz para fazer o lançamento do seu filme “Câmara de Espelhos” em Aracaju. Nós então formamos uma parceria, meu mandato e a Funcaju, e planejamos 2 atividades. A primeira foi o lançamento do filme, que ocorreu na última terça-feira, 21, no Centro de Cultura de Aracaju. Dessa forma, aproveitamos a presença dessa grande cineasta pernambucana, que também é militante do movimento feminista e que se organiza no movimento Mulheres no Audiovisual de Pernambuco (MAP) para tratar da participação das mulheres na produção do cinema e na superação do machismo e da violência de gênero nesses espaços”.