O XLII Encontro Cultural de Laranjeiras começa nesta quinta

Publiciado em 09/01/2017 as 12:02
Retalhos populares

Com o tema “Cantoria: da Viola ao Cordel” o Simpósio do XLII Encontro Cultural de Laranjeiras, abre sua programação na próxima quinta-feira (12), a partir das 9horas, com uma programação especialmente voltada para a arte do cordel.

Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o evento reúne pesquisadores e agentes culturais de várias partes do país para debater sobre as manifestações culturais verificando questões históricas, tendências e políticas públicas que as cercam.

Além de ser um ícone da cultura nordestina, a Literatura de Cordel está em processo de registro, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para ser tombado como patrimônio imaterial brasileiro. Serão apresentados trabalhos eixos temáticos: Pesquisa e produção da literatura de cordel; Cantorias e suas modalidades; Práticas festivas tradicionais e contemporâneas; Memória, espaços e tempos da cultura popular; e Gestão, patrimônio e políticas de cultura.

O evento conta ainda com apoio da Secretaria do Turismo e do Esporte de Sergipe (SECTUR), Secretaria de Estado de Comunicação (SECOM) e Secretaria Municipal de Cultura de Laranjeiras. O Simpósio, que acontece no campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no município de Laranjeiras.

Fonte: Destaque noticias