Biblioteca Infantil promove VI Encontro de Contadores de Histórias de Sergipe

Desenvolvido com o objetivo de ressaltar a arte da oralidade como ferramenta para o incentivo a leitura, o evento conta com a participação de diversos profissionais vinculados às práticas literárias, culturais e educacionais

Publiciado em 09/03/2016 as 15:13
Da Ascom/Secult

Entre os dias 18 e 20 de março, a Biblioteca Infantil Aglaé Fontes de Alencar (Biafa), unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), realiza o VI Encontro de Contadores de Histórias de Sergipe. Desenvolvido com o objetivo de ressaltar a arte da oralidade como ferramenta para o incentivo a leitura, o evento conta com a participação de diversos profissionais vinculados às práticas literárias, culturais e educacionais.

A partir do tema 'Quem conta encanta e quem escuta se transforma', serão realizadas palestras, oficinas, debates e atividades práticas de contação de histórias. Durante o Encontro também ocorre a Feira Literária, com escritores de literatura infantil e infanto-juvenil, lançamentos de livros e um piquenique literário.  Nesta edição, além das atividades aconteceram na Biafa e no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), o Encontro também estará presente no Parque da Sementeira. 

Este ano o Encontro contará com as presenças de três profissionais de outros estados, Alfredo Mourão (PR), Danilo Furlan (PR) e Elisabete Pacheco (CE). Para a diretora da Biafa, Claudia Stocker, a presença deles reflete a visibilidade que o evento vem alcançando a cada edição.  “Estas participações irão enriquecer ainda mais nossas discussões, pois a troca de informações e conhecimentos agrega valores ao Encontro, que tem se tornado conhecido nacionalmente”.

A Biafa fica em anexo a Biblioteca Pública Epifânio Dória, localizada na Rua Dr. Leonardo Leite, s/n, no Bairro 13 de Julho. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (79)3179-1965 ou pelo e-mail: biafa@cultura.se.gov.br.

 Programação

18/03 - Sexta-feira

Local: Biafa e auditório da BPED

08h – Credenciamento e abertura da Feirinha Literária

Lançamentos:

- PÉTALAS de Antenor Aguiar.

- Bob não é bobo – Marilene Costa (Venda em prol da C.A.D.A.A – Centro  de Apoio Defesa Animal  Amélia).

08h30 – Abertura Oficial

- Momento Cultural – Grupo de Teatro EMARANHADOS

09h – Mesa Redonda:

TEMA: Quem conta, encanta. Quem escuta, se transforma.

- Mediadora: Claudia Stocker - Bibliotecária, Escritora e Diretora da Biblioteca Pública Infantil Aglaé Fontes.

- Anna Cristina Araujo Souza – Contadora de Histórias e Professora.

- Antenor Aguiar – Contador de Histórias, Escritor e Criador do Grupo Prosarte de Contadores de Histórias.

- Andre Comanche – Músico e Criador do Projeto Social Lê Gibi.

 11h – Debate

12h – Intervalo p/ Almoço

14h às 18h – Boas Práticas na Contação de Histórias e– Relatos de Experiências. Participação Especial de Alfredo Mourão – Curador do Festival Nacional de Contadores de Histórias de Ponta Grossa/PR e Escritor. Danilo Furlan, Contador de Histórias e Escritor de Maringá/PR e Elisabete Pacheco, Contadora de Histórias de Juazeiro do Norte/CE.

19/03 - Sábado

Das 08h às 12h – Oficinas (vagas limitadas)

- O uso do desenho como recurso na contação de histórias /André Comanche - Aracaju

- Fala Interativa: A magia do olhar no ato de contar e ouvir histórias/Alfredo Mourão e Danilo Furlan do Paraná.

- Contos Populares /Elisabete Pacheco de Juazeiro, Ceará.

20/03 - Domingo

– 15h30 - Piquenique Literário – Parque da Sementeira

Da ASN