População aprova XLI edição do Encontro Cultural de Laranjeiras

Para secretário, “Laranjeira, hoje, é o local adequado para poder receber e falar um pouco da cultura. Hoje é um dia onde centenas de pessoas estarão presentes para ver um pouco da nossa cultura e aprender com ela, grupos folclóricos, de dança, teatro, estarão de apresentando durante todo o dia”

Publiciado em 09/01/2016 as 11:01
Evaldo Moura

Grupos de Reisado da rua, Capoeira no Coreto “Nelson Chorão”, teatro no calçadão Getúlio Vargas, Batalhão, Carimbó e Maracatu no palco, assim iniciou o quinto dia de programação do XLI Encontro Cultural de Laranjeiras, quem conta com uma extensa programação até a noite desta sexta-feira, 07, com grupos culturais nas ruas e nos palcos apresentando o melhor da cultura sergipana.

O secretário Municipal de Cultura, Evanilson Calazans, explica que hoje é um dia muito importante para o Encontro Cultural. “Hoje estamos começando a abertura oficial e prestigiando os grupos folclóricos na cidade, então na programação de hoje, além dos grupos folclóricos, a gente vai ter um cortejo. As principais autoridades do Estado vão fazer a abertura oficial do palco principal e em seguida vão contar com os shows de artistas regionais do estado de Sergipe que virão prestigiar a festa”, explica o secretário.

“Laranjeira, hoje, é o local adequado para poder receber e falar um pouco da cultura. Hoje é um dia onde centenas de pessoas estarão presentes para ver um pouco da nossa cultura e aprender com ela, grupos folclóricos, de dança, teatro, estarão de apresentando durante todo o dia”, conclui Evanilson.

A responsável pelo grupo de Bacamarteiros São Pedro, do município de Santo Amaro das Brotas, diz que para os folcloristas participar do Encontro Cultural de Laranjeiras é sempre um motivo de alegria. “Todos os anos estamos aqui presentes, sempre somos convidados a participar do evento e nós ficamos sempre muito felizes. O pessoal vem muito contente, todos empolgados a mostrar nossa dança, nossa cultura lá da cidade de Santo Amaro das Brotas”.

Já a responsável pelo Reisado Estrela Brilhante, Maria Acácia dos Santos, diz que o Encontro Cultural de Laranjeiras é o evento de cultura mais importante do estado. “A gente se sente muito feliz em participar, porque eu acho essa a melhor festa cultural de Sergipe. Já tem 26 anos que a gente participa do Encontro Cultural de Laranjeiras, e todos os convites é uma alegria maior, estou achando maravilhoso e vou brincar até domingo”, destaca.

Aprovação da população

Durante todo o dia, pessoas de todas as partes do estado, quiçá do país, estarão visitando o município de Laranjeiras e conhecendo as mais diversas manifestações culturais. A aposentada Maria Lúcia dos Santos diz que é a primeira vez que prestigia o evento e pretende ficar até o domingo.

“Estou achando bonito, tudo muito lindo, porque eu também dançava em grupos culturais, gostava muito. Essa é a primeira vez que venho assistir as apresentações no Encontro Cultural e vou ficar até domingo. Pretendo assistir todas as apresentações”, enaltece a aposentada.

A técnica de enfermagem, Maria da Conceição Bispo, é laranjeirense e destaca que para ela, o Encontro Cultural é uma das festas mais bonitas do estado. “Está sendo muito interessante, eu sempre costumo participar, nasci e me criei aqui, pra mim está muito bom. É uma coisa diferente, mudou um pouco. Eu gostei muito do grupo de teatro que se apresentou aqui, apesar de ao chegar já ter começado, deu pra ver que os meninos são bons”, disse.

A estudante Beatriz Carvalho é de Aracaju e diz que ao participar do Encontro Cultural de 2015 ficou encantada, por isso fez questão de prestigiar novamente. “O Encontro está muito bom, muito bem organizado esse ano, estou gostando muito. Essa é a segunda vez que venho prestigiar, ano passado estive aqui e me encantei, por isso resolvi voltar. Esse está bem melhor, eu estou gostando mais e pretendo vir no domingo também”.

A turista Suellen Mendonça enfatiza que é uma experiência incrível. “Eu estou adorando, é uma experiência muito diferente pra mim, estou achando muito bonito, as crianças participando. Estamos aqui desde o primeiro dia, já participamos de algumas programações e vamos ficar até domingo”, concluiu a engenheira química.

Do Decom/PML