Chuvas garantem abastecimento e segurança hídrica em Tobias Barreto e região
Barragem do Perímetro Irrigado Jabiberi atinge capacidade máxima após alerta de risco

As chuvas que atingem Sergipe há mais de uma semana elevaram o nível da barragem do Perímetro Irrigado Jabiberi, em Tobias Barreto, à sua capacidade máxima, fazendo com que ela vertesse. A situação também é positiva na barragem do Perímetro Irrigado Piauí, em Lagarto, que já vinha cheia desde o início do ano.
Essa recarga é fundamental para a segurança hídrica e o abastecimento humano em Tobias Barreto, Riachão do Dantas, Simão Dias e arredores. Em fevereiro, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semac) havia declarado estado de atenção, já que o volume da barragem de Jabiberi estava entre 30% e 50%.
O diretor de Irrigação da Coderse, Júlio Leite, se não houvesse recarga, haveria necessidade de racionamento, impactando a produção agropecuária, especialmente a de leite. Em 2024, foram produzidos quase 2,4 milhões de litros de leite e 272 toneladas de queijo no perímetro.
A Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) reduziu o tempo de distribuição de água de nove para cinco horas diárias, com a construção de reservatórios de 100 m³ em parceria com os irrigantes. Outras ações de manutenção incluem reparos nos canais de irrigação, limpeza da vegetação e incentivo ao cultivo de espécies forrageiras mais resistentes, como palma e gliricídia.
Fonte: A8SE

Audiência no Ministério Público discute regulamentação de patinetes em Aracaju
Estiveram presentes órgãos públicos e representantes da empresa responsável pela operação de patinetes