Redemoinho derruba coqueiro, faz cadeiras voarem e assusta comerciantes na Orla da Atalaia em Aracaju

Segundo a Defesa Civil de Aracaju, o sensor de velocidade dos ventos do sistema de monitoramento do ClimAju registrou rajadas de até 73km/h na Orla da Atalaia.

Publiciado em 01/07/2024 as 17:00
Defesa Civil de Aracaju/ Reprodução

Um redemoinho derrubou um coqueiro e fez cadeiras voarem assustando comerciantes e quem passava pela região dos Arcos da Orla da Atalaia, no início da tarde desta segunda-feira (1º). A classificação do fenômeno foi confirmada pelo especialista em meio ambiente da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Inajá Francisco de Sousa.

Imagens que circulam na internet mostram a força do vento que arremessou objetos. “Foi horrível, as cadeiras voaram e espalhou muita areia dentro do quiosque. Apesar do susto, ninguém ficou ferido”, disse a gerente do estabelecimento, Carla de Lima Maia.

Segundo a Defesa Civil de Aracaju, o sensor de velocidade dos ventos do sistema de monitoramento do ClimAju registrou rajadas de até 73km/h na Orla da Atalaia. Ainda de acordo com o órgão, nenhuma ocorrência foi registrada além da queda do coqueiro.

O que fazer em caso de ventos fortes
A Defesa Civil orienta que a população busque abrigo em local coberto, afastado de árvores, painéis de publicidade ou vidraças. É importante manter atenção às coberturas de telhado com materiais de baixo peso. Para emergência, a população pode acionar o órgão através do serviço 199, disponível 24h.

Fonte: G1 Sergipe