Chuvas se concentram por todo estado e devem ser mais volumosas no litoral e agreste de Sergipe

Alerta emitido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente é válido até a próxima quarta-feira, 24 de abril. As precipitações podem vir acompanhadas de trovoadas, descargas elétricas, ventos intensos e chuva de granizo

Publiciado em 18/04/2024 as 10:00
Arthuro Paganini/ ASN

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) continua monitorando as condições meteorológicas atuais e os modelos numéricos de previsão do tempo em todo o estado. O alerta de chuvas intensas é válido até a próxima quarta-feira, 24 de abril. As precipitações podem vir acompanhadas de trovoadas, descargas elétricas, ventos intensos e chuva de granizo.

De acordo com a meteorologista da Semac, Wanda Tathyana de Castro Silva, o acumulado de chuva pode ultrapassar 100 mm/dia. “A partir desta quinta-feira, 18, um sistema frontal deverá avançar pelo extremo sul da Bahia e, mesmo distante do oceano, contribuirá para intensificar o fluxo de umidade no leste da região. A partir de domingo, 21, o fluxo de umidade do oceano para o continente (predomínio da circulação da Alta Subtropical do Atlântico Sul-ASAS) e uma maior intensificação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), irão favorecer a ocorrência de chuvas expressivas. Essa configuração sinótica deverá contribuir para que ocorram chuvas intensas no Estado de Sergipe”, disse.

“É importante destacar que no mês de abril está havendo a antecipação da quadra chuvosa. Então as chuvas tendem a ser de normal a acima da normal em todos os territórios de Sergipe. E o mês de maio deve ser mais preocupante por conta da atuação de outros sistemas meteorológicos que vão causar chuvas mais volumosas no estado. No ano passado, ultrapassamos os 500 milímetros de chuva. Neste ano, devido ao aquecimento do oceano, o enfraquecimento do El Niño, com a atuação da neutralidade climática, a possibilidade é que essas chuvas possam ser ainda mais volumosas do que o mês de maio do ano passado”, detalhou a meteorologista Wanda Tathyana.

Ainda segundo a meteorologista, durante o periodo de alerta, as chuvas tendem a ser mais intensas até segunda-feira, 22, esse é o período de maior atenção, especialmente no litoral e agreste de Sergipe. “Entre terça, 23, e quarta, 24, as precipitações serão em menor volume”, frisou a meteorologista, informando que as temperaturas devem ser mais amenas.

Confira o boletim: https://portais.semac.se.gov.br/portalrecursoshidricos/gerenciamento/boletins_alerta/Boletim_do_Alerta_17-04-2024.pdf

Fonte: ASN