Projetos exemplares da gestão pública são premiados com o Prefeitura Empreendedora

O prêmio do Sebrae contemplou 22 ações municipais de destaque nos últimos dois anos

Publiciado em 16/04/2024 as 14:00
César Oliveira/ ASN

O Sebrae premiou nesta segunda-feira, 15, as gestões municipais em oito categorias com 12° Prêmio Prefeitura Empreendedora. Cinquenta e sete projetos de incentivo e apoio aos pequenos negócios foram avaliados pelo corpo técnico nos últimos dois anos e 22 deles receberam reconhecimento nesta noite de celebração.

O concurso é realizado há mais de 20 anos e tem o intuito de valorizar e estimular as ações que levem a melhores práticas de gestão pública para os pequenos negócios dos municípios premiados, além de apresentarem exemplos a serem seguidos de gestão responsável e comprometida com a comunidade.

Para a superintendente do Sebrae/SE, Priscila Felizola, esta é uma oportunidade única para as prefeituras e suas equipes divulgarem suas iniciativas de sucesso.

“É um prêmio muito importante para todos nós. Reconhecer gestores e suas equipes que vêm transformando a vidas da população e das suas cidades é uma forma de valorizarmos as prefeituras que promovem o desenvolvimento social e econômico dos municípios sergipanos. Estamos levando as iniciativas do Sebrae por todo estado, hoje tivemos muitas cidades do interior sendo premiadas, pois entendemos que o verdadeiro sucesso é a soma dos pequenos esforços repetidos dia após dia”

De todas as 41 prefeituras inscritas, 36 chegaram à final com projetos que precisaram se encaixar nas seguintes categorias: Cidade Empreendedora; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Sala do Empreendedor; Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo; Sustentabilidade e Meio Ambiente; e Turismo e Identidade Territorial.

A gestora estadual do Prêmio, Marianita Mendonça ressaltou que os trabalhos apresentados são grandes incentivadores para o crescimento da economia do estado. “Hoje celebramos as boas práticas de fomento ao empreendedorismo nos municípios sergipanos. Esperamos que elas se estendam a outros gestores país afora, e possam ajudar na criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios, consequentemente, gerando mais renda e emprego”, disse.

Em consonância com a gestora, o prefeito de Indiaroba, Adinaldo Nascimento, vê o Sebrae como imprescindível para a idealização e realização de projetos. “É uma grande honra estar aqui representando o povo de Indiaroba com esse prêmio do Sebrae, que é um verdadeiro parceiro no desenvolvimento das cidades. A moeda Aratu é hoje uma referência de desenvolvimento e vem para provar que não existe cidade pobre, mas cidade empobrecida. Com circulação de riqueza temos crescimento social e econômico, como o Sebrae tem nos mostrado”, afirmou.

A Prefeitura de Indiaroba, venceu a categoria Inclusão Produtiva e ficou com o 2º lugar em Compras Governamentais, com os projetos “Moeda Social Aratu – desenvolvimento e dignidade em nossa comunidade” e “Camarão na Escola: inclusão produtiva e democratização do marisco”, respectivamente.

Prefeituras vencedoras

Os primeiros colocados em cada categoria ainda concorrerão pela etapa nacional, realizada em Brasília, no mês de junho. Alguns municípios participaram de várias categorias e foram premiados mais de uma vez, como foi o caso das Prefeituras de Itabaianinha, Indiaroba, Campo do Brito, Boquim e Lagarto. Confira abaixo todos os vencedores de cada categoria:

Categoria Cidade Empreendedora
1º lugar: Itabaianinha, com o projeto Empreender para o Futuro; 2º lugar: São Cristóvão, com o Festival do Camarão; e 3º lugar: Pirambu, com a Feirinha de Artesanato Pirambuense.

Compras Governamentais
1º: Moita Bonita, com o projeto Desenvolve Moita; 2°: Indiaroba, Camarão na Escola: inclusão produtiva e democratização do marisco; e 3°: Pacatuba, com Mãos que plantam, prosperam.

Empreendedorismo na Escola
1º: Campo do Brito, com o projeto Empreendedorismo educacional em Campo do Brito; 2°: Nossa Senhora das Dores, com Projeto de vida, Educação Empreendedora e Financeira; e 3°: Santa Luzia do Itanhy, com Coral Rubens Donato, rios de pedras preciosas.

Inclusão Produtiva
1º: Indiaroba, com Moeda Social Aratu – Desenvolvimento e dignidade em nossa comunidade; 2°: Boquim, com Modernização produtiva e gestão: Plantas Ornamentais de Boquim; e 3°: Itabaianinha, com Empreende Mulher.

Sala do Empreendedor
1º: Propriá, com Compra Premiada e 2°: Pedrinhas, com Sala do Empreendedor Criativa.

Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo
1º: Muribeca, com o projeto Zona de Interesse Econômico e 2°: Lagarto, com Prolagarto.

Sustentabilidade e Meio Ambiente
1º: Boquim, com o projeto Gestão e Sustentabilidade: plantas ornamentais de Boquim, 2°: Campo do Brito, com Campo do Brito mais Verde; e 3°: Lagarto, com Reciclagem não é Lixo.

Turismo e Identidade Territorial
1º: Canindé de São Francisco, com Tradições Sustentáveis: Canindé em Comunhão com a Natureza; 2°: Riachão do Dantas, com Festival de Inverno de Palmares; e 3°: Umbaúba, com O marketing territorial como estratégia de desenvolvimento regional.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias