Arquidiocese de Aracaju divulga programação de Corpus Christi

Haverá missas e procissão pelas ruas de Aracaju (SE).

Publiciado em 06/06/2023 as 19:00
Ascom/ Reprodução

Na quinta-feira (8), a Igreja Católica celebra a festa do Corpo de Cristo ou ‘Corpus Christi’ e a Catedral Metropolitana de Aracaju programou duas solenes celebrações eucarísticas.

As missas acontecem 8h e 16h30. Logo após a segunda celebração, haverá procissão com o Santíssimo por ruas próximas do templo. Haverá ainda um momento de adoração entre 15h e 16h30.

A Catedral funciona, provisoriamente, na rua Propriá, 222, no Centro da capital, sob a direção do padre Antônio Peixoto (pároco) e do padre Pedro Reis, vigário paroquial.

Ainda de acordo com a Arquidiocese de Aracaju, neste ano, excepcionalmente, cada uma das 113 paróquias e capelanias da Arquidiocese fará sua própria programação para a celebração em que, solenemente, a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia.

Significado
Segundo os pesquisadores, a Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia.

A festa também relembra o milagre eucarístico, quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrava uma missa na Itália, quando caíram gotas de sangue da hóstia consagrada. O padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.

Fonte: G1 Sergipe