Secretaria de Estado da Inclusão orienta elaboração políticas públicas LGBTQIA+ em Capela

Publiciado em 16/09/2021 as 15:43

Em mais uma ação estadual para interiorizar a construção de políticas públicas LGBTQIA+ em Sergipe, a Diretoria de Direitos Humanos – DIDH da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias) enviou a referência técnica para a população LGBTQIA+, Adriana Lohanna, ao município de Capela na última terça-feira (14), para conduzir orientações iniciais visando à elaboração de um Projeto de Lei de Combate à LGBTfobia no município.

“O objetivo do nosso encontro foi discutir políticas públicas efetivas de atenção à população LGBTQIA+ em Capela, a partir da proposição de uma Lei Municipal de Combate à LGBTfobia, bem como a criação de um espaço na estrutura do Executivo municipal que discuta, construa e efetive políticas públicas sociais e ações intersetoriais para a população LGBTQIA+”, explicou a referência estadual LGBTQIA+, Adriana Lohanna.

A reunião teve a presença da vereadora Joyce Rocha, que apresentará o Projeto de Lei aos demais parlamentares na Câmara Municipal. “É de suma importância a discussão e a proposição de políticas públicas para a população LGBTQIA+ do nosso município. Esta foi uma promessa de campanha que, neste momento, busco cumprir, pois tenho muito apreço e respeito por esta população”, disse a vereadora.

A prefeita de Capela, Silvany Mamlak, também participou da reunião e já garantiu que sancionará o PL, uma vez aprovado pela Câmara. “É uma iniciativa importante para a promoção das políticas públicas de Inclusão Social. A Seias está de parabéns, por ter uma referência técnica para a população LGBTQIA+ capacitada, como é Adriana Lohanna, com todas as orientações passadas para o Projeto de Lei, que será colocado na Câmara de Vereadores, e será sancionado por mim. Já dou a minha palavra!”, destacou.

Para a funcionária pública municipal e mulher trans, Vallentina Machado, o Projeto de Lei trará dignidade para a população LGBTQIA+ do município. “Vai ser muito importante para Capela, para que nós, LGBTs, possamos ocupar nosso espaço em todas as áreas”, avaliou.

Também participaram da reunião o Procurador Adjunto do município, Luciano Andrade, e o representante da comunidade LGBTQIA+ em Capela, Luan Morais. No dia 24 de setembro, será realizada uma roda de conversa sobre Respeito à Diversidade Sexual e Combate à LGBTfobia com a população de Capela; e, o encaminhamento da proposição pela vereadora Joyce Rocha à Câmara Municipal.

 

 

 

Da ASN