TIM expande cobertura 5G DSS no Nordeste

Publiciado em 15/04/2021 as 11:32

Com a inovação em seu DNA, a TIM anunciou, no fim de 2020, a expansão da cobertura 5G DSS para 12 cidades brasileiras. Clientes da operadora em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba começaram a ter acesso, sem custos adicionais, a uma nova experiência de conectividade com o 5G DSS (ativação da tecnologia 5G sobre as frequências atuais 4G), que vai evoluir com a chegada do 5G no Brasil após o leilão de frequências previsto para este ano. A expansão vai englobar ainda pontos nas cidades de Belém, Campinas, Santos e Florianópolis. No Nordeste, serão contempladas, ainda neste semestre, as capitais Salvador, Fortaleza e Recife.

Em cada uma das cidades, as áreas de cobertura abrangem alguns dos mais relevantes marcos, como o Circuito Barra Ondina, em Salvador, o Marco Zero e o Parque Dona Lindu, no Recife. Ao todo, serão dezenas de pontos distribuídos pelos municípios. A ativação da rede 5G DSS faz parte da estratégia da companhia, iniciada no ano passado com os testes pioneiros do 5G no Brasil, de proporcionar desde já aos clientes uma experiência diferenciada, que vai evoluir muito com a chegada revolucionária do 5G ao País.

Para demonstrar todas as possibilidades da internet móvel de quinta geração, a TIM lidera uma série de projetos-piloto com 5G. Em outubro do ano passado, a operadora forneceu equipamentos 5G para testes a cerca de 300 clientes residenciais de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, e Itajubá, em Minas Gerais. A rede 5G DSS ativada pela TIM usa modem ligado na rede celular para oferecer a esses consumidores, sem custo adicional, banda larga de alta velocidade com a tecnologia FWA (Fixed Wireless Access).

 

A TIM firmou ainda parcerias com hubs de empreendedorismo e instituições de ensino para a criação de soluções baseadas na tecnologia 5G. Uma delas é o Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), que oferece sete cursos de engenharia. Usando a rede 5G da TIM e equipamentos Ericsson, o Inatel deu início, neste ano, a projetos de cidades inteligentes baseados no conceito de IoT para os municípios de Piraí (RJ), Caxambu (MG) e Santa Rita do Sapucaí (MG).

 

 

Da Assessoria de Comunicação