No período de alta estação, Prefeitura intensifica limpeza em regiões de praias

Publiciado em 25/01/2021 as 15:59
As ações de limpeza coordenadas pela Prefeitura de Aracaju para assegurar a conservação dos ambientes urbanos da cidade, vão muito além dos trabalhos preventivos feitos em bairros, vias públicas e áreas verdes. Neste sentido, a administração municipal tem mantido atenção, também, às regiões de praias nas quais, em determinados períodos, como o verão, costuma haver um acréscimo no número de frequentadores.  
 
Assim, em toda a zona litorânea da capital, a exemplo de pontos como a Atalaia e Cinelândia, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) intensificou suas atividades de modo a atender, com maior rapidez, as demandas da alta estação. Nestas áreas, cerca de 35 trabalhadores atuam, diariamente, no gadanhamento e recolhimento dos resíduos que, de forma inadequada, são deixados por banhistas e comerciantes. 
 
Conforme a Diretoria de Operações da empresa municipal, para casos em que há uma maior concentração de rejeitos, como as ocorrências de aparecimento de sargaço (algas marinhas) nas faixas de areia, decorrentes da maré alta, o número de profissionais é ampliado. 
 
“Em algumas épocas do ano, temos um aumento considerável do quantitativo de lixo recolhido nestes locais o que, por sua vez, é resultado de um comportamento ainda indiferente por parte das pessoas. De forma planejada, a gestão municipal, além das intervenções de limpeza, vem buscando diminuir situações como esta, através da disponibilização de caixas estacionárias, papeleiras e Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) para o depósito de materiais recicláveis. Todos eles alocados de forma estratégica ao longo da Orla da Praia da Atalaia”, destaca o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas. 
 
Assim como a atuação diferenciada das equipes, o que já vem acontecendo desde dezembro passado, o reforço durante as mobilizações ocorre, inclusive, a partir da utilização de máquina saneadora, que remove pequenos resíduos a uma profundidade de até 20 cm. Além disso, de modo a proporcionar uma limpeza mais abrangente dos espaços, garis e margaridas também se atuam na realização de atividades de varrição e capinação em áreas próximas às praias, a exemplo dos canteiros e estacionamentos da referida Orla. 
 
“Para melhor distribuição desses serviços, a Emsurb leva em conta as demandas sazonais e os períodos em que há uma elevação no fluxo de banhistas como, por exemplo, em feriados prolongados. É importante lembrar, ainda, que a coleta domiciliar, em toda a Orla, permanece sendo realizada todos os dias”, reitera Luiz Roberto. 
 
Cronograma do dia
 
Nesta segunda-feira, 25, as equipes da Prefeitura de Aracaju foram direcionadas à regiões como as praias dos Artistas e Cinelândia, nos bairros Coroa do Meio e Atalaia, respectivamente.