Defesa Civil de Aracaju emite alerta com indicativo de maré alta

Publiciado em 15/09/2020 as 18:16

A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por intermédio da Defesa Civil de Aracaju, emitiu alerta à população, via SMS, com indicação de maré alta. O fenômeno ocorrerá entre os dias 17 e 20 de setembro, com níveis máximos que devem atingir 2,3 m e 2,4 m, nas primeiras horas da manhã e no final da tarde, quando a maré estará cheia.

O Serviço de Alerta por SMS - 40199, que possui mais de 48 mil cadastros ativos, deverá ser utilizado, diariamente, com o objetivo de precaver, especialmente, os moradores das áreas com histórico de inundações e pessoas que transitam pelas localidades onde existem rios ou canais que sofrem influência da maré.

De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, as áreas que demandam maior atenção são as adjacências da Praça da Imprensa e arredores do canal da avenida Anísio Azevedo, no bairro 13 de Julho, zona Sul, e no conjunto Bugio, zona Norte, com destaque para o loteamento Estrela do Oriente, além de algumas áreas do bairro Jardim Centenário.

"As equipes da Prefeitura de Aracaju estarão atentas para minimizar transtornos que possam vir a ocorrer e orientar o trânsito. As equipes da Defesa Civil estarão nas ruas monitorando os impactos do fenômeno e atentos às necessidades da população que venha a precisar de auxílio", afirma o secretário.

A Defesa Civil orienta que, se possível, as pessoas que residem em áreas com histórico de influência pelo fenômeno, trinta minutos antes da alta da maré, busquem abrigo em local seguro e coloquem seus móveis em locais mais alto. Já para as pessoas que possuem carro e possam estar em áreas que historicamente sofrem impacto, é indicado que coloquem o veículo em uma região onde não haja risco.

Os alertas continuarão sendo encaminhados, diariamente, com antecedência, para que seja possível a população adotar as medidas preventivas em tempo hábil. A Defesa Civil de Aracaju pode ser acionada 24h, em todos os dias da semana, através do número emergencial 199.

 

 

Fonte: Semdec