Governo de Sergipe investe R$ 1 milhão na garantia de acesso à água para comunidades rurais

Publiciado em 29/07/2020 as 18:17

A demanda pelo abastecimento de água em comunidades rurais sempre existiu, mas sua importância, que já era vital, tornou-se ainda maior na prevenção à Covid-19, sendo indispensável à higienização corporal, de ambientes e objetos de uso. Por essa razão, o Governo de Sergipe vem dando atenção especial à instalação de poços já perfurados pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro). E além dos novos poços, a Cohidro realiza manutenção preventiva e reposição de peças em sistemas de abastecimento comunitários. Os recursos são garantidos pela cooperação técnica de crédito orçamentário firmada com a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias).

Os recursos disponibilizados à Cohidro são oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), administrado pela Seias, na ordem de R$ 1.012.692, que permitiram a aquisição de 170 motobombas e 8.000 de tubos geomecânicos, para fazer a captação da água nos poços e levá-la até a superfície. Também foram adquiridos 330 reservatórios, nas capacidades de 5, 7,5 e 10 mil litros, instaladas conforme a vazão de cada poço. Para fazer a transmissão da água dentro desses sistemas, entram mais 600 metros de tubos e 1.600 peças de conexões. Dos últimos sistemas de abastecimento reestabelecidos pela Cohidro está o do povoado Terra Dura, em Capela, que na última semana voltou a fornecer água para 170 famílias daquela localidade e de comunidades rurais do entorno. Uma nova bomba adquirida com recursos da parceria recuperou o sistema.

“A água do chafariz é uma água boa, o pessoal gosta muito. O pessoal de Japaratuba e dos povoados vizinhos também pegam água aqui, por ser uma água boa, água para beber. Todo dia fica lá disponível, 24h, de segunda a domingo”, destacou Elenaldo Santos, morador do Terra Dura e operador da bomba que abastece o sistema, ligado sempre à noite. Nos povoados Laje Grande e Lagoas, em Riachão do Dantas e Apertado de Pedras, em Simão Dias, os novos sistemas de abastecimento tiveram os reservatórios adquiridos na parceria com a Seias. Seu Chico, do Apertado de Pedras, contou da sua satisfação com a obra. “É a comunidade que vai ser servida e eu estou feliz, estamos bem, porque aqui na comunidade vai ter a água que nós estávamos precisando. Eu agradeço a todos que fizeram isso acontecer”, pontuou.

Presidente da Cohidro, Paulo Sobral avalia que a cooperação técnica veio no momento certo. “Depois da Cohidro receber três perfuratrizes novas do Governo Federal, entre 2013 e 2015, através do PAC 2 (Plano de Aceleração do Crescimento), mais do que dobramos nossa capacidade de perfurar poços, e isso resultou em um número expressivo de poços a serem instalados. O governador Belivaldo Chagas observou isso e determinou que a gente priorizasse esse serviço de instalação, para fazer a água dos poços servirem, de fato, à comunidade. A SEIAS é parceira da Cohidro, através do Funcep, há algum tempo. Custeou, por exemplo, quatro edições do nosso Programa de Recuperação de Barragens, onde foi possível beneficiar mais de 70 mil pessoas, devolvendo a capacidade de armazenar água da chuva para cerca de 2 mil pequenas e médias barragens”, apontou o diretor.

Para a secretária de Estado da Inclusão e Assistência Social, Lêda Lúcia Couto, a garantia do direito à água é uma utilização valorosa do Funcep. Ela, que é medica sanitarista, doutora em saúde coletiva, entende como essencial o acesso à água potável para todas as pessoas, em especial, as comunidades rurais. “Não existe vida digna sem acesso à água. A saúde de cada indivíduo depende diretamente da qualidade da água e dos alimentos que se consome. Sobretudo, neste momento de pandemia, em que existe uma demanda mais urgente por medidas de higienização mais eficazes, água é cuidado, prevenção e vida. A Seias fica muito gratificada em poder contribuir com a Cohidro na garantia deste direito”, conclui a secretária Lêda Lúcia, gestora do Fundo de Combate à Pobreza.

 

Da ASN