Prefeitura inicia reconstrução de mais um pontilhão da avenida Anísio Azevedo

Publiciado em 21/07/2020 as 18:58

O esforço da Prefeitura de Aracaju para adequar os mobiliários urbanos às novas demandas da cidade perpassa pela execução de obras estruturantes, urbanizadoras e com foco no reforço à mobilidade, a exemplo da substituição de antigos pontilhões, como já ocorreu na avenida Anísio Azevedo, no bairro no bairro 13 de Julho, no cruzamento com a rua Guilhermino Rezende. Agora, nessa mesma avenida, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) deu início, nesta semana, à reconstrução de um outro pontilhão, no cruzamento com rua Lagarto.

Nesse trecho da Anísio Azevedo, a administração municipal vai executar um projeto para fortalecer todo o parque estrutural com a implantação de uma nova fundação, reconstrução do tabuleiro - lage que formará o novo vão - de 7m x 11m; reconstrução de passeios e calçadas e substituição de vigas corroídas.

Orçada em cerca de R$322 mil e executada com com recursos próprios do Tesouro Municipal, a obra consiste na demolição e reconstrução das estruturas físicas e auxiliares do pontilhão. A partir da desta quarta-feira, 22, as frentes de trabalho começarão a reconstrução das fundações e os serviços podem ocupar uma das pistas da avenida.

Com mais este projeto voltado às estruturas urbanas de travessia, a administração assegura melhorias na mobilidade e proporciona segurança para os condutores. Na avaliação do secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, a nova estrutura está sendo construída para ser resistente à salinidade e à ação do tempo.

"Mapeamos o estado de conservação de pontes, pontilhões e outras estruturas de travessia viária e naqueles casos em que os laudos apontavam para a necessidade de intervenções nós tomamos as providências. Foi assim no pontilhão da rua Guilhermino Rezende e está sendo com este próximo à rua Lagarto", destaca o secretário, acrescentando que a "antiga estrutura já foi demolida e a partir desta semana começa de fato a reconstrução".

Trânsito
Durante a execução da obra, o trânsito na avenida Anísio Azevedo, no trecho do pontilhão, ficará em meia pista. Agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estarão na localidade para auxiliar a mobilidade e orientar os condutores.

O superintendente da SMTT, Renato Telles, frisa que os condutores devem redobrar a atenção ao passar pela região. "A empresa responsável pela obra está instalando a sinalização temporária no local e, por segurança, é importante que os condutores reduzam a velocidade e redobrem a atenção ao trafegar pela via", alerta.

 

Da AAN