Fim de semana de chuva deixa equipes da Prefeitura em alerta

Publiciado em 13/07/2020 as 05:36

 O fim de semana foi de chuva em Aracaju: foram 60 milímetros nas últimas 24h, além de ventos fortes. Desde a tarde de sábado,11, com as primeiras precipitações, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Cidadania e Defesa Social (Semdec), que gere a Defesa Civil Municipal, iniciou o monitoramento das áreas catalogadas como de risco.

“Monitoramos as regiões tanto com histórico de deslizamento quanto de inundações e alagamentos, para que se tivesse alguma solicitação ou risco de evento adverso, tivéssemos o menor tempo resposta possível”, afirma o coordenador da Defesa Civil, major Sílvio Prado.

No entanto, segundo ele, foram poucas as solicitações feitas pelo 199, número disponibilizado pelo órgão para a comunicação direta com a sociedade nesse tipo de situação. “A maioria foi relacionada aos ventos, que incidiram fortemente na capital, causando alguns danos materiais”, revela o major.

Durante a semana, o trabalho da Defesa Civil continuará, já que permanecem as previsões de chuvas. “Segundo os índices, a segunda quinzena de julho deverá ser mais chuvosa do que a primeira, então, vamos acompanhar o índice pluviométrico para atender a população e diminuir os impactos provocados pelas chuvas”, ressalta o coordenador.

O número 199 funciona 24h e atende ocorrências e solicitações de avaliação de risco em todo tipo de estrutura. “Quem ainda não se cadastrou, pode enviar o endereço e o CPF para o 40199 e passar a receber as informações sobre essas situações adversas que podem ocorrer”, sugere major Sílvio.