Presteza no atendimento consolida o serviço emergencial da Defesa Civil de Aracaju

Publiciado em 06/07/2020 as 10:55
Em 2017, a Prefeitura de Aracaju identificou uma demanda reprimida provinda da população que mora em locais tidos como de risco, seja por histórico de inundações ou de deslizamentos de terra, principalmente em virtude de condições atmosféricas adversas. De forma estratégica e visando corrigir essa lacuna para prestar apoio 24h à população, naquele mesmo ano foi colocado à disposição dos aracajuanos o número 199, um inédito canal de contato, mais rápido e direto, entre a população e da Defesa Civil Municipal, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec,), para chamadas emergenciais, todos os dias, incluindo fins de semana e feriados. 
 
O serviço tem sido consolidado e ganhando a confiança da população. Ao longo desses três anos, o canal já computou 1.532 ligações. Somente de janeiro a junho de 2020, foram 357 registros, dos mais diversos possíveis, como alagamentos, avaliação de risco de queda, queda de árvore, avaliação de risco de deslizamento, deslizamento de terra, avaliação de risco de colapso e colapso de estrutura.
 
“É um serviço que tem atendido muito a população, principalmente a população mais carente, que além do serviço em si da avaliação, também realiza a remoção das pessoas quando o risco é iminente. O mais importante, na nossa visão, é que essa assistência tem um efeito psicológico muito grande, porque uma coisa é a pessoa ver uma rachadura e achar que a casa vai cair, outra coisa é um especialista, um engenheiro da Defesa Civil que faz a visita, avaliar se tem perigo ou não. Essa é a diferença entre dormir e não dormir à noite. Esse efeito do trabalho da Defesa Civil traz uma confiabilidade muito grande. Qualquer momento que se necessite, a Defesa Civil vai ao local”, destaca o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida.
 
O secretário faz questão de frisar que, desde a implantação do serviço 199, não houve registros de mortes. “Graças a Deus, nós não tivemos perdas de vidas durante esse nosso trabalho e esperamos que isso continue, porque nós fazemos um trabalho preventivo. Estamos permanentemente vistoriando as áreas de risco. Quando há um perigo de deslizamento ou colapso em estrutura, a gente retira as famílias e outras áreas da Prefeitura entram com apoio, a exemplo da Secretaria de Assistência Social, Emurb e Emsub. É um trabalho integrado com outras pastas”, diz o gestor, ao lembrar que o 199 também auxilia o cumprimento das medidas previstas em decreto no combate à covid-19, a exemplo de denúncias de lojas que estão funcionando sem autorização, aglomerações, lojas que atendem além da capacidade de lotação. 
 
Mapeamento
 
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, quando o serviço foi iniciado, foram identificadas demandas reprimidas de pessoas que, de fato, não tinham para quem recorrer e que não sabiam da atividade da Defesa Civil. “Hoje, existe um mapeamento de risco e as pessoas sabem a quem recorrer. Elas têm a total consciência do papel da Defesa Civil e tudo isso se deve a esse canal, um canal de estreitamento com a sociedade. Hoje nós sabemos quais os bairros precisam de uma maior atenção quando as chuvas começam a acontecer, tudo isso foi possível com a criação desse canal”, afirma o major.
 
O coordenador da Defesa Civil explica que há uma concentração maior, no sentido de registro de risco de desabamento, em áreas da zona Norte, principalmente nos bairros Cidade Nova, Porto D’Anta e Soledade, porque, segundo ele, nessas localidades há ocupação desordenada e não há projetos de engenharia para execução de obras particulares. Na zona Sul, diz ele, há mais demanda no bairro Santa Maria, com relação a riscos de desabamento e alagamento; e no Jabotiana, com relação a alagamentos.
 
“O maior número de ligações sobre inundações está concentrado no bairro Jabotiana; já a demanda sobre risco de desabamento está concentrada na zona Norte; de alagamento nas zonas Sul, Centro e de Expansão. Então, o 199 possibilitou esse tipo de mapeamento dessas áreas de acordo com o pico de ocorrências”, explica. 
 
Canal via SMS
 
Além do 199, a Defesa Civil mantém em funcionamento o 40199, um canal de SMS o qual envia mensagens para pessoas que cadastraram o CEP onde moram, no intuito de receberem informações do órgão com relação a riscos de fenômenos naturais adversos, como ventos fortes, chuvas intensas, risco de inundações, deslizamento de terras. 
 
“A pessoas mandam o CEP onde residem via mensagem de texto, para o número 40199. Automaticamente o cadastro é efetivado. O serviço é inteiramente gratuito e qualquer pessoa pode cadastrar quantos CEPs quiser. Todas essas informações nós encaminhamos para os mais de 49 mil números cadastrados em Aracaju e, principalmente, aquelas pessoas que moram em área de risco para que elas se resguardem. É um serviço que permite as pessoas se prepararem”, reitera. 
 
O canal 40199 também faz seu papel no sentido de orientar as pessoas quanto ao número de infecções pela covid-19 por bairro. “A gente vem trabalhando com informações sobre a covid-19, informando por bairro quantas pessoas foram infectadas e quantas foram a óbito. Confirmando o CEP, a gente sabe onde mora. Então, enviamos mensagem diariamente para essas pessoas, informando o número exato de pessoas infectadas ou que já morreram pela covid-19 por bairro cadastrado”, conclui.