Praticidade da plataforma AjuInteligente favorece busca por serviços da SMTT

Publiciado em 02/07/2020 as 14:36

Na última terça-feira, 30 de junho, a Prefeitura de Aracaju disponibilizou parte dos serviços da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) na plataforma online AjuInteligente, criada pela administração municipal para estabelecer uma comunicação remota, transparente e eficiente. Já no primeiro dia, a busca pela modalidade virtual desses serviços foi significativa.

De acordo com levantamento feito pela SMTT, 20% da média de atendimentos presenciais antes da pandemia foram feitos através do AjuInteligente no dia 30. Na plataforma, o cidadão pode realizar os seguintes procedimentos: indicação de real condutor, defesa de autuação, recurso a Jari e solicitação de ressarcimento.

Para o superintendente da SMTT, Renato Telles, a adesão do público à prestação virtual do serviço dialoga com os preceitos da gestão municipal e comprova a eficácia da plataforma. “O prefeito Edvaldo Nogueira tem empenhado vários esforços para que Aracaju se torne uma cidade humana, inteligente e criativa. E isso passa, também, pelo uso das tecnologias para proporcionar conforto e praticidade ao cidadão”, diz.

O superintendente explica que, antes da pandemia do novo coronavírus, 160 pessoas, em média, procuravam o atendimento presencial da SMTT e 90% dos casos se encaixam nos serviços disponibilizados virtualmente. “A plataforma continuará disponível após a pandemia, o que facilitará a vida de quem precisa realizar algum serviço que antes só podia ser resolvido presencialmente”, destaca Renato Telles.

O atendimento presencial na SMTT está suspenso por tempo indeterminado desde a segunda quinzena de março, para reduzir a propagação do novo coronavírus, e todos os prazos estão sendo prorrogados até que o atendimento seja normalizado.

Ajuinteligente
Para iniciar o processo, é preciso fazer um cadastro simples no Ajuinteligente e seguir o passo a passo da plataforma. Após a realização do procedimento, é gerado, instantaneamente, um número de protocolo e o cidadão pode acompanhar o andamento do processo pelo site da SMTT na aba 'Consultas SMTT’. O site é o smttaju.com.br. O prazo para a validação da solicitação feita pelo cidadão é de cinco dias.

“Depois que a solicitação for feita no site, vamos analisar as informações e documentações que foram enviadas pelo cidadão para ver se tudo está de acordo com as normas estabelecidas, e em até cinco dias daremos a validação da solicitação. Depois desse prazo, estando tudo correto com a documentação, o procedimento feito pelo cidadão seguirá no trâmite”, explica o superintendente da SMTT.

Renato Telles ressalta que a ferramenta projetada é simples, direta e de fácil entendimento. “A plataforma é bem explicativa e fizemos questão de deixá-la simples para que o cidadão consiga fazer os procedimentos tranquilamente. Basta só acessar o AjuInteligente, ler com calma os tópicos e seguir as orientações”, completa.

Dúvidas podem ser esclarecidas através do telefone 3179-1406 ou na aba “Dúvidas”, na própria plataforma digital AjuInteligente.