Avanços da Gestão e Politicas Públicas em Meio Ambiente são tema de palestra alusiva ao dia do Meio Ambiente

Publiciado em 04/06/2020 as 17:37

O dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira(05), é lembrado em várias localidades mundiais e alerta para a importância da preservação da natureza. Aqui em Sergipe, a temática foi foco de uma palestra por meio de um aplicativo, na manhã desta quinta-feira (04), realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), por meio da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma), a qual abordou os Avanços da Gestão e Política Pública em Meio Ambiente em Sergipe.

"Nesta reunião, feita pela internet, trouxemos vários temas para o debate: os recursos hídricos na parte de outorga e de legislação. Ampliamos esse debate e mostramos como é realizado o trabalho de gestão do meio ambiente pelo Governo do Estado. Fizemos em meio online por conta do momento que estamos passando de pandemia da Covid-19", disse o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ubirajara Barreto ao abrir a reunião.

Ao iniciar as palestras, o superintendente da Serhma, Ailton Rocha, falou que a pretensão é que esses encontros sejam semanais, sempre às quintas-feiras. "Vamos abordar a política de meio ambiente do Estado de Sergipe nessa semana especial, onde comemoramos o dia mundial do Meio Ambiente. E para falar sobre os avanços das políticas ambientais realizadas pelo Governo de Sergipe reunimos técnicos da superintendência bastante gabaritados para debater esses temas”, explicou.

Hoje, o estado de Sergipe possui 23 Unidades de Conservação Ambiental entre federais, estaduais e municipais, o que corresponde a 139 mil hectares protegidos, 5% do estado. Um número significativo em relação a outros estados tendo em vista que 57 mil são totalmente de florestas. O Governo do Estado gere seis delas: Monumento Natural Grota do Angico, Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, Área de Relevante Interesse Ecológico da Mata do Cipó, APA Litoral Sul, APA Morro do Urubu e Parque Estadual Marituba.

A gestão das Unidade de Conservação Ambiental foi tema defendido pelo superintendente de Biodiversidades e Florestas da Serhma, Elísio Marinho, que usou o espaço para falar sobre o trabalho realizado nas Unidades de Conservação. "São áreas que gerimos e cuidamos em Sergipe, estas áreas de reserva são completamente protegidos e servem como campo de pesquisa para estudiosos. O trabalho tem dado tão certo que alguns animais, endêmicos da área, já apresentam um crescimento populacional. E isso é resultado das ações de conservação, de replantio, fiscalização, entre outras", relatou.

O geólogo da Serhma, João Carlos Santos Rocha, tratou dos avanços na Gestão de Recursos Hídricos, usou como base a Lei 3.870 para apresentar os seis instrumentos técnicos e administrativos que permitem uma boa gestão de recursos hídricos e, para cada um deles, o geólogo pontuou os avanços focando nos últimos três anos. “Aqui em Sergipe temos como exemplo iniciativa estadual, executada em 2010, das Bacias Hidrográficas dos rios Sergipe, Piauí e Japaratuba. Também tivemos o enquadramento dos corpos d'água da Bacia do Rio Sergipe, com o apoio do projeto ‘Águas de Sergipe’ e implantação da outorga no local. Além disso, temos o Fundo Estadual de Recursos Hídricos, que está sendo regulamentado e já funcionando” relatou o geólogo.

A bióloga da Serhma, Valdelice Leite Barreto, explicou os avanços de regulamentação na Gestão Ambiental do Estado. O foco da fala foi a realização do Artifício de Compensação Ambiental. “É preciso pensar que na esfera de Estado é difícil colocar em prática a ação de Compensação Ambiental, no entanto, é com ânimo que os trâmites para avanço nesse ponto estão na fase final. Além disso, diversos avanços podem ser destrinchados, como a ampliação de manejo, onde é possível verificar a situação das Unidades de Conservação”, detalhou.

Quem tiver dúvida ou quiser mais detalhes das palestras, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Desenvolvimento Urbano (Sedurbs), por meio da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma), disponibilizou um número de telefone para contato (79) 31797337.

 

Da ASN