Prefeitura intensifica ações de prevenção diante da previsão de maré alta em Aracaju

Publiciado em 07/04/2020 as 18:33

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e das empresas municipais de Serviços Urbanos (Emsurb) e de Obras e Urbanização (Emurb), está intensificando as ações preventivas diante da previsão de maré alta, que teve início nessa segunda-feira (6), e segue até o sábado, dia 11.

Entre esta terça-feira, 7, e a quinta-feira, dia 9, a maré deve atingir 2.4 metros, variando progressivamente das 15h54 até às 17h20. Já na sexta-feira, 10, o nível começa a reduzir, chegando a 2.3 metros às 18h05. No sábado, às 18h50, fica ainda mais baixo, com 2.1m.

As localidades onde historicamente há alagamentos em virtude da maré alta são as adjacências da Praça da Imprensa e arredores do canal da avenida Anísio Azevedo, no bairro Treze de Julho, zona Sul, e no conjunto Bugio, zona Norte, mais especificamente no loteamento Estrela do Oriente.

Essas áreas, segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, recebem uma atenção especial por parte da Prefeitura e, por conta disso, são implementadas diversas ações preventivas que possibilitem o escoamento mais breve possível das águas acumuladas nas regiões mais baixas da cidade.

“A Prefeitura sempre faz trabalho preventivo nesse sentido. Informamos às comunidades que sofrem com isso, principalmente lá no Bugio, onde avisamos às pessoas que esta semana será de maré alta e que, se possível, nos horários de pico da maré, não fiquem em casa, porque, historicamente, essa água inunda as casas que estão na beira do rio do Sal. Então, orientamos que as pessoas se dirijam para casas de amigos ou parentes nos horários de pico da maré e retornem duas horas depois”, recomenda.

No bairro Treze de Julho, explica o major, como todos os estabelecimentos estão fechados e o trânsito ameno, em virtude do decreto de enfrentamento ao novo coronavírus, a região está mais tranquila, mas ele faz uma ressalva.

“Se o nível da água atingir o registrado no mês de março nessa região, a SMTT trabalhará para fazer os desvios necessários e nós vamos intensificar os trabalhos de orientação e acompanhamento dessa cheia tanto na Treze de Julho quanto no conjunto Bugio”, frisa, ao ressaltar que a Prefeitura de Aracaju realizou, no mês passado, um mutirão de limpeza dos bueiros da rede de drenagem de todas as localidades onde há histórico de alagamentos e que estão abaixo do nível do mar, visando preparar a região para as marés altas, além das chuvas do próximo inverno.

Força-tarefa
Já a Emurb vem realizando uma verdadeira força-tarefa para desobstruir a microdrenagem dos bairros 13 de Julho, Salgado Filho e São José visando minorar os transtornos provocados pelo fenômeno de maré alta.

Alinhadas com outros órgãos da Prefeitura de Aracaju, as ações chegaram a contemplar mais de 30 ruas, priorizando os pontos que ficam abaixo do nível do mar ou que margeiam canais que passam pela área. Locais como a Praça da Imprensa, as avenidas Beira Mar, Francisco Porto, e ruas como a Acrísio Cruz tiveram as devidas atenções.

Está previsto para os próximos dias um rigoroso monitoramento nas vias mais vulneráveis às lâminas de águas, com a elaboração de um cronograma de trabalho que deverá seguir até o fim de semana. Ações semelhantes serão feitas nos demais bairros da capital, através de equipes itinerantes, como explica o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.

“O que nos cabe neste momento é atuar preventivamente, como estamos fazemos há alguns dias, e trabalhar simultaneamente à maré alta para diminuir o tempo de água nas superfícies das ruas. É um fenômeno da natureza que atua diretamente na dinâmica urbana e nos força trabalhar constantemente para atenuar todos os percalços surgidos”, garante Ferrari.

Equipes da Emsurb também atuam preventivamente na limpeza de canais da região, em parceria com a Emurb, que realizam de forma periódica a desobstrução de bueiros e recuperação da rede de drenagem.

SMS e 199
A Prefeitura de Aracaju emitiu alerta à população através do Serviço SMS da Defesa Civil. A mensagem envida para mais de 35 mil telefones cadastrados, na capital, chama a atenção para o horário de pico da maré.

A Defesa Civil de Aracaju também está monitorando as regiões e de prontidão para atendimento às demandas que possam surgir, inclusive, através do serviço emergencial 199, que funciona 24h, em todos os dias da semana.

 

Da AAN