Prefeitura adota medidas de proteção contra a covid-19 nas unidades socioassistenciais

Publiciado em 19/03/2020 as 08:24

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar que há uma pandemia de coronavírus em curso no mundo, o Brasil suspendeu uma série de atividades que impactou o cotidiano das pessoas. Alinhada às orientações da OMS e também do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Aracaju decretou, na segunda-feira (16), a suspensão das atividades socioeducativas dos grupos de idosos nas 16 unidades socioassistenciais do Município, como os Centros de Referência de Atendimento Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e Centro Especializado para Pessoas com Deficiência (Centro DIA).

Além disso, decreto municipal emergencial também determinou a suspensão imediata das aulas nas redes de ensino pública e privada do município pelos próximos 15 dias, o cancelamento das atividades comemorativas aos 165 anos da capital e o cancelamento de quaisquer eventos que possam reunir mais 100 pessoas em locais abertos e acima 50 em locais fechados.

O objetivo dessas medidas é garantir a saúde dos aracajuanos e frear o avanço do coronavírus na capital sergipana, evitando a aglomeração de pessoas, sobretudo, a circulação e reunião de idosos, público considerado com maior tendência a ter complicações do coronavírus, devido à sua vulnerabilidade fisiológica.

“O coronavírus se propaga rapidamente e os idosos são mais vulneráveis em razão de sua fisiologia e por, geralmente, serem portadores de diabetes, hipertensão, cardiopatias e doenças pulmonares. Esse tipo de vírus é respiratório e evolui rapidamente nos idosos para uma pneumonia ou agonia respiratória. Por isso é importante que eles se mantenham em casa e evitem aglomerações como forma de prevenção, ou seja, não ficar em praças conversando, ir ao banco, ou ao shopping. Os países que imediatamente tomaram essas medidas conseguiram estabilizar o número de casos e frear a propagação do coronavírus”, explica a médica infectologista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) Fabrízia Tavares.

Ainda na segunda-feira (16), a Secretaria Municipal da Assistência Social reuniu, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, coordenadores de todas as unidades socioassistenciais da capital. Presente ao encontro, a secretária Simone Passos explicou que nas unidades há um grande fluxo de idosos e uma consequente aglomeração dos mesmos durante as atividades, e, em razão disso, a pasta decidiu suspender as atividades voltadas a esse público.

“Preferimos deixar os idosos em casa, resguardados, e monitorá-los através de grupos de Whatsapp, realizando possíveis visitas domiciliares, para manter o contato dentro dos 45 dias. Outra orientação que passamos foi evitar o acúmulo de pessoas nas recepções. Nossos equipamentos continuarão a atender a população aracajuana, nenhum serviço será prejudicado”, explicou a secretária.

Atividades canceladas

Dentro da programação da capital do Aniversário de Aracaju, o Baile da Terceira Idade, que estava previsto para o dia 24 de março, foi suspenso, bem como as rodas de conversa e as oficinas realizadas pelas unidades de socioassistenciais ligadas à Secretaria Municipal da Assistência Social, além das conferências e ações comunitárias.

Da Agência Brasil