Energisa e SMTT realizam blitz de prevenção a colisões no período de Carnaval

Publiciado em 19/02/2020 as 16:27

A relação direta entre direção de veículos e consumo de álcool pode gerar consequências graves. Apesar da Lei Seca, criada em 2008, já ter reduzido a quantidade dos acidentes de trânsito, o hábito persiste na prática de alguns condutores. Principalmente durante o verão e épocas festivas, como o Carnaval, o número de colisões em postes aumenta significativamente, chegando a ser 20,4% maior que a média registradas nos demais meses do ano.

Buscando prevenir esse tipo de ocorrência, a Energisa Sergipe firmou parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju para a realização de ações educativas que objetivam conscientizar os motoristas.

Na manhã desta terça-feira, 18 de fevereiro, a blitz educativa, composta pelas equipes da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMTT e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Energisa, atuou na faixa de pedestres da avenida José Carlos Silva, próximo ao Terminal DIA. Os condutores foram abordados com mensagens de segurança no trânsito, intervenções lúdicas do grupo teatral Cones e receberam material gráfico de conscientização relacionado ao risco de acidentes.

A primeira ação da parceria foi realizada na última quinta-feira, 13 de fevereiro, no cruzamento das avenidas Tancredo Neves e Beira Mar. No mesmo dia, a iniciativa também alcançou colaboradores na sede da empresa, que receberam a visita conscientizadora da SMTT.

Colisões em postes

De acordo com a Energisa, um abalroamento, como é tecnicamente chamado o choque ou a colisão de veículos em postes, além de poder gerar vítimas fatais, também ocasiona a interrupção de energia elétrica em unidades consumidoras das proximidades, além de comprometer o trânsito na via e afetar outras estruturas interligadas. Somente no ano passado, 268 postes foram derrubados por conta de acidentes no trânsito em todo o Estado. Este ano, já foram registradas 41 ocorrências desse tipo.

O gerente de operações da Energisa, Wilton Chaves, destaca a responsabilidade social e a valorização da empresa com a segurança ao promover comportamento seguro no trânsito, tanto com a sociedade, como entre os colaboradores. “Esse trabalho visa atuar na causa. É preciso que a sociedade se conscientize. Afinal, o condutor que se envolver em um acidente dessa forma pode até ser responsabilizado pelos custos de manutenção do poste abalroado, mas o maior risco, na verdade, é a vida. E é isso que estamos buscando preservar”, ressaltou Leal.

O coordenador de Educação para o Trânsito da SMTT, Diego Soares, salienta que, ao dirigir, os cuidados sempre precisam ser redobrados. “Nós trabalhamos com a prevenção, lembrando ao condutor que ele precisa estar sempre atento. É preciso estar ciente que álcool e direção não combinam, que é preciso ter atenção aos cruzamentos e faixas de pedestres e não utilizar celular. Tudo isso para evitar acidentes. Além disso, nesse período carnavalesco, principalmente, é preciso ter cuidado com os foliões que podem estar em vias e calçadas comemorando a festa”, aconselhou.

Confira algumas consequências de dirigir alcoolizado:

- Envolver-se em acidentes, colocando em risco a sua vida, de familiares, amigos e outras pessoas;

- Provocar danos à rede elétrica e a interrupção do fornecimento de energia em milhares de unidades consumidoras das proximidades, incluindo hospitais, delegacias e outros locais importantes;

- Comprometer o trânsito na via, afetar outras estruturas interligadas, além de acarretar custos de manutenção ao responsável pelo acidente;

- Prejuízos materiais com o seu veículo e com custos de indenização pelo poste danificado;

- Sanções penais, como prisão de seis meses a três anos de detenção, multa e suspensão ou proibição de obter a permissão ou habilitação para dirigir.

Veja como proceder em caso de colisão com poste:

- A principal indicação é não sair de dentro do veículo. Com a colisão, fios e cabos elétricos podem ter caído sobre o automóvel e o risco de morte por choque elétrico é alto;

- Ao se deparar com um acidente e verificar cabos no chão, não se aproxime e nem tente socorrer as vítimas. Comunique a ocorrência aos Bombeiros pelo número 193 e à Energisa utilizando o número 0800 079 0196 e aguarde a chegada dos profissionais da empresa, que estarão munidos de equipamentos necessários e capacitados para agir;

- Usar o celular dentro do veículo após a colisão não oferece riscos. Assim, entre em contato imediato com os Bombeiros (193) e a Energisa (0800 079 0196) e informe o ocorrido.

 

Da Ascom