Com Observatório Social, Prefeitura de Aracaju concorre ao Prêmio Liderança Pública

Publiciado em 22/11/2019 as 18:35
Foto: Ana Lícia Menezes

A Prefeitura de Aracaju é uma das finalistas nacionais do Prêmio Liderança Pública promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). As melhores práticas de gestão serão reconhecidas durante o 2º Encontro Nacional de Liderança e Gestão Pública, que acontecerá neste sábado, 23, em São Paulo.

A capital sergipana concorre com projetos das cidades de Jundiaí, Campinas, Itaboraí e o Estado do Rio de Janeiro. Foram inscritos mais de 70 projetos de todo o país e a Prefeitura compete na categoria Impacto MLG – Master em Liderança e Gestão Pública, com o Observatório Social de Aracaju.

O projeto, lançado em abril de 2018, foi criado no âmbito do Planejamento Estratégico da atual gestão municipal, utiliza dados do Cadastro Único e realiza o mapeamento da cidade, apontando, por exemplo, quais bairros têm o maior índice de famílias em situação de vulnerabilidade social, a faixa etária das pessoas que residem nessas localidades, gênero, entre outras informações.

A partir do Observatório Social de Aracaju, a Prefeitura tem norteado boa parte de suas ações, com base, justamente, nos levantamentos a respeito da população que mais depende do poder público.

“Esse é um importante reconhecimento para a Prefeitura porque reafirma que estamos realizando um trabalho focado nos que mais precisam. O Observatório Social é um dos instrumentos que nos ajuda a melhor direcionar as nossas ações por apontar onde estão as desigualdades na cidade, onde há mais ou menos desenvolvimento, nos mostra onde devemos apurar o nosso olhar. A área da Assistência Social é onde se trabalha a garantia dos direitos e a gestão acredita que garantir isso é agir para diminuir as desigualdades. A pesquisa, o estudo, o monitoramento é necessário para que possamos fazer justiça social. Neste sentido, também atuamos na integração das áreas, afinal, a cidade só se desenvolve se todos os aspectos, seja saúde, educação, segurança, entre outros, forem trabalhos em conjunto. Ser finalista nesse prêmio é, ainda, um reconhecimento pelo esforço das equipes”, ressalta o prefeito Edvaldo Nogueira.

O Observatório Social de Aracaju objetiva repensar e integrar as políticas públicas sociais do município para melhorar seus indicadores, trazer resultados e promover maior e melhor impacto na vida das pessoas. Nesse sentido, foi criada e desenvolvida uma série de ferramentas, dentre as quais, o Mapa da Rede de Equipamentos Públicos de Assistência Social, Saúde e Educação de Aracaju; Mapa da Desigualdade Social de Aracaju; Mapa da Violência de Aracaju; Mapas das 8 Regiões de Planejamento de Assistência Social, Saúde e Educação; e a Matriz de Indicadores Sociais de Aracaju. Juntas, essas ferramentas possibilitam enxergar e pensar as políticas sociais a partir de evidências, permeando ações e atividades já realizadas.

Para o secretário municipal da Assistência Social, Antônio Bittencourt, esse prêmio evidencia, ainda, o cuidado, a qualidade técnica dos profissionais e dos projetos que são construídos não somente na secretaria como na Prefeitura como um todo. “Esse projeto, em particular, tem uma relevância expressiva na medida que, a partir dele, podemos colher dados para que a política pública possa ser implementada de forma mais precisa que, definitivamente, possa cumprir o papel de cuidar das pessoas da melhor maneira possível e, neste caso, das pessoas mais vulneráveis”, considera.

De acordo com o coordenador do Observatório Social, Marcelo Cruz, apesar do viés avaliativo do projeto ser fundamental, mais importante é ação que provém dele.

“A Prefeitura está sendo reconhecida, justamente pela integração entre as áreas. Há um trabalho conjunto para a formação dos dados do Observatório e isso é refletido nas ações gerais, nas obras, nas intervenções nos diversos aspectos da gestão pública. Trabalhar pela população mais vulnerável é o perfil da atual gestão da Prefeitura e esse projeto reforça isso, norteia e faz com que sejamos mais eficientes nas políticas. Aracaju acaba sendo um destaque pela sua rede intersetorial que fortalece a atuação para o desenvolvimento da cidade. A atuação isolada de uma secretaria tem pouca eficiência e o foco da gestão é sempre unir forças pela garantir dos direitos”, completa o coordenador.

Sobre o CLP

O CLP - Liderança Pública é uma organização sem fins lucrativos e suprapartidária que engaja a sociedade e desenvolve líderes públicos para enfrentar os principais problemas do Brasil. Focado no desenvolvimento de lideranças e na aprovação de mudanças estruturais para o desenvolvimento do país, o CLP atua com diversos setores buscando transformar o Brasil em articulação com a sociedade.

Da AAN