No 17 de Março, Prefeitura inicia as aulas da primeira turma do curso de Porteiro

Publiciado em 19/11/2019 as 17:36

Nesta terça, 19, por intermédio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), a Prefeitura de Aracaju deu início às aulas da primeira turma do curso de Porteiro (60h). Alinhada às demandas do mercado de trabalho, a capacitação está sendo ministrada na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) da Fundat no bairro 17 de março.

Além do bairro 17 de Março, a Prefeitura também abriu vagas para o curso de Porteiro no Centro da Juventude, no bairro Farolândia, e na Unidade de UQP Cleia Maria Brandão, no bairro Coroa do Meio. A capacitação é realizada ao longo de 15 dias e objetiva qualificar os alunos para melhor inserção neste segmento profissional do mercado de trabalho

Um bom serviço de portaria é aquele que preza pela segurança, comodidade e tranquilidade, características oferecidas pelas construtoras no momento da venda ou locação. Por conta disso, o investimento em equipamentos de segurança, como câmeras, interfones e alarmes são pontos principais para atrair clientes. Sendo assim, a busca por profissionais que estejam aptos a manusear esses equipamentos também é grande.

Além dessa demanda, uma das principais funcionalidades da portaria é a de dar personalidade ao condomínio. Uma boa recepção faz com que moradores e visitantes sintam-se confortáveis e seguros. É também responsabilidade desse profissional o acompanhamento em caso de visitas técnicas para prestação de serviços de empresas externas, a fim de zelar pelo bem dos residenciais.

"Essa é a finalidade do nosso curso. Uma vez que você aprende sobre conduta ética, sobre como manusear os equipamentos adquiridos pelo condomínio e como funciona o trabalho em portaria, você está apto a assumir o cargo", explica a instrutora Jéssica Matias.

Segundo Jéssica, os alunos irão contar com bastante material para se capacitarem. “Além de apostilas e aulas com slides, eles farão uma visita técnica a um condomínio que conta com tudo que foi aplicado em sala de aula. Assim, será mais fácil para que eles consigam absorver o conteúdo de forma mais produtiva", completa Jéssica.

Futuros profissionais

Karine dos Santos, 31, está no curso para aprimorar seus conhecimentos e poder se inserir no mercado de trabalho. "Meu objetivo é conseguir um emprego dentro dessa área. Cada vez que conheço mais um pouco o conteúdo, fico encantada com a profissão. É uma qualificação que realmente vale ouro, principalmente porque é uma procura muito grande de profissionais nessa área", ressaltou a aluna.

Edilson Silva, 33, é entregador e diz que costuma visitar muitos condomínios, com intuito de conhecer mais de perto como é o trabalho desenvolvido pelo porteiro. "Trabalho com entrega e vejo que é uma responsabilidade muito grande o cargo que a gente assume. Sei que com esse curso vou estar preparado também para que na próxima oportunidade eu esteja do outro lado do portão", brincou Edilson.

O aluno ainda ressaltou a importância da capacitação. "A gente sempre acha que é fácil, mas o conhecimento nunca é demais e com as instruções que recebemos, eu consegui perceber que vai além do que eu imaginava, é um trabalho que exige além da responsabilidade, muita atenção. E aqui estamos aprendendo a melhorar isso", destacou.

Da AAN