Parlamentares sergipanos participam de workshop sobre a importância do setor elétrico brasileiro

Publiciado em 14/11/2019 as 15:02

Na manhã da última segunda-feira, 11, a Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) recebeu parlamentares de Sergipe para um debate sobre a importância do setor elétrico brasileiro. O evento, realizado na sede da Energisa em Aracaju (SE), teve como objetivo apresentar um panorama e discutir a sustentabilidade do setor, além de destacar a sua importância para a qualidade de vida dos brasileiros, em especial os sergipanos.

O debate está sendo realizado em todo o Brasil e, em Sergipe, contou com o apoio das duas concessionárias de energia do estado, Energisa e Sulgipe, que iniciaram o encontro apresentando dados, inovações e atuação de cada uma delas. Para o diretor-presidente da Energisa, Roberto Carlos Currais, um evento direcionado aos parlamentares é de fundamental importância para se debater o futuro do setor elétrico no Brasil. “Também é a oportunidade de mostrar tudo o que a empresa tem feito para aperfeiçoar o serviço prestado à população sergipana. Debatemos e refletimos assuntos estratégicos contemplados pela Abradee, que são discutidos, inclusive, no Congresso Nacional”, afirmou Roberto Carlos Currais.

Os encontros realizados em todos os estados pela Abradee buscam contribuir com as mudanças importantes sofridas pelo setor. O assessor jurídico da Abradee, Wagner Ferreira explicou, por exemplo, que apenas 25,8% do valor da conta de energia que chega à casa da população sergipana e às demais unidades consumidoras do estado, são destinados às distribuidoras e que esta participação sofreu uma redução de 45% nos últimos 11 anos. As maiores porcentagens são destinadas aos responsáveis pela geração da energia (36,56%) e ao governo (33,79%). De 2007 a 2018, os percentuais destinados à geração da energia e ao governo aumentaram 35% e 40%, respectivamente. “Se não fosse pelos tributos e encargos, a tarifa de energia elétrica no Brasil seria a mais barata do mundo", ressaltou.

Apesar da redução da participação das distribuidoras na arrecadação, essas empresas têm investido em inovação, tecnologia, ampliação da rede e segurança. Esses investimentos refletem-se numa eficiência cada vez maior na distribuição da energia. Segundo Ferreira, hoje, uma unidade consumidora fica, em média, 12 horas sem energia durante todo o ano. E as interrupções acontecem com uma frequência média de 7 vezes ao ano. Isso significa dizer que em 99,86% das horas do ano, as unidades consumidoras são abastecidas com energia elétrica no Brasil.

No entanto, diante do aumento de inadimplência e das novas perspectivas para o cenário energético do Brasil, faz-se necessário debater as leis e normatizações que regulamentam o setor. “Nos colocamos à disposição das concessionárias como um apoio técnico, destacando a nossa preocupação com a sustentabilidade. A nossa missão é contribuir para o desenvolvimento do país por meio de um segmento de distribuição que seja sustentável, eficiente e com oferta de serviço de qualidade reconhecida pelo cliente”, garantiu o assessor jurídico da Abradee, Wagner Ferreira.

Representando o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, José Oliveira Júnior, que atua como Superintendente Especial do Programa de Parceria Público-Privada do Estado, parabenizou a iniciativa e destacou as suas preocupações em relação ao estímulo de produção de energia renovável, como a solar e a eólica. “Reconheço a necessidade urgente desse debate, por estarmos em um momento complicado de divulgação da energia solar como instrumento fácil e barato, em que encontramos revendedores estimulando clientes sem levar em conta os riscos e sem apresentar isso de uma forma adequada. O que também preocupa é o nosso estoque de investimentos em distribuição, que era totalmente orientado para as hidrelétricas e perdemos isso com a crise hídrica, não conciliando com distribuição dos ventos. São contradições que estão se refletindo em preço. É preciso que o setor ache uma maneira de tornar esses problemas em um elemento do debate público e que isso oriente melhor as políticas públicas”, enfatizou o superintendente estadual.

O deputado federal, Laércio Oliveira, também participou do evento e avaliou o ganho dos assuntos esclarecidos. “Contamos com os principais nomes do setor elétrico nacional, pessoas extremamente qualificadas, que vieram fazer uma discussão conosco, reconhecendo a qualidade das nossas concessionárias, e isso nos deixa muito feliz. Tenho certeza que o aproveitamento foi pleno”, considerou o parlamentar.

Também estiveram presentes, o deputado estadual Luciano Pimentel, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Aracaju, Nitinho Vitale, e Aline Mangueira, representando o deputado estadual Rodrigo Valadares.
A Companhia Sul Sergipe de Eletricidade (Sulgipe), que junto à Energisa apoiou o evento, contou com a presença do presidente do conselho, Ivan Leite; diretora presidente, Yvette Leite; diretora jurídico administrativa, Adriana Leite, e o diretor técnico e financeiro, Eduardo Leite. Da Energisa Sergipe, além do diretor presidente, RC, também fizeram parte do workshop Fernanda Matos, que representou o diretor de Relações Institucionais, Tiago Vicente, e o diretor técnico Juliano de Pádua.

O evento contou ainda com a presença do diretor presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), Luiz Hamilton Oliveira, Regina Rosário e Chistiano Lebre, diretora técnica e procurador da Agrese, respectivamente.

Da Ascom