Cohidro institui 'Diretoria Itinerante' para atender demandas de agricultores e funcionários

Publiciado em 23/10/2019 as 12:25

A Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe – Cohidro implantou a ‘Diretoria Itinerante’, em que um ou mais diretores revezam entre si em visitas semanais aos seis perímetros irrigados, mantidos pela empresa no interior do Estado. A ideia é ouvir de perto as demandas de funcionários e do público atendido pela empresa, agricultores e pecuaristas que se utilizam da irrigação ou que são atendidos com ponto de água em área de sequeiro. Com a ação, os gestores pretendem diminuir o tempo de resposta na resolução de problemas, aprimorar a fiscalizar a aplicação de recursos públicos.

Quatro diferentes setores operacionais compõem a diretoria executiva da Cohidro, dirigida pelo presidente Paulo Sobral. Para ele, a nova metodologia para atender os beneficiários e colaboradores deverá tornar mais eficaz tanto a aplicação dos recursos quanto a prestação de serviços. “Passamos por um momento em que estão sendo realinhados os métodos no serviço público, onde se pretende fazer mais com menos. Essa eficiência – em fiscalizar e identificar in loco os problemas – também é uma contrapartida ao que estamos propondo aos agricultores irrigantes e colaboradores: uma gestão compartilhada dos perímetros, com mais voz, compromisso e responsabilidades, também da parte dos beneficiados”, explica.

Jean Nascimento, diretor Administrativo e Financeiro da Cohidro, informa que as visitas aos perímetros começaram levando novos computadores, crachás e equipamentos de proteção individual (EPI). “Aproveitamos essas oportunidades fazendo grandes reuniões, em que todos esses colaboradores puderam ser ouvidos, para que juntos possamos encontrar a forma correta de executar nossos serviços em prol da população atendida, sem esquecer das demandas dos nossos funcionários. De cara, identificamos a necessidade da realização de obras civis nas estações de bombeamento [EBs] do perímetro Califórnia, em Canindé de São Francisco. Começamos pela EB-03, onde construímos todo telhado da área de bombas, e reformamos os telhados do alojamento e da casa de força; reformamos os pisos e fizemos a repintura protetiva nos prédios e equipamentos”, completa.

A agricultora Maria dos Santos trabalha com os dois irmãos no lote irrigado do pai, vizinho à EB-03 do Califórnia. Ela acredita que as obras na estrutura predial do perímetro, com mais de 30 anos de uso, melhoram a condição de trabalhar, aumentando a vida útil dos equipamentos e a garantia de ter água no hidrante que fornece água para irrigar. “Melhora, por que as bombas vão ficar cobertas, deixando de ficar à mercê do sol. Acho que com essa cobertura fica bem melhor, pois quando chover, evita quebrar os motores”. No lote dela é produzido quiabo, feijão de corda e milho - o que garante o sustento das três famílias. “Sem irrigação, aqui não tinha como produzir os alimentos, que empregam muitas famílias. É de onde muitas pessoas tiram o sustento”, destaca a irrigante.

Diretor de Infraestrutura Hídrica e Mecanização Agrícola, Carlos Vieira atuou no movimento de ‘diretoria itinerante’ mobilizando a equipe da Divisão Manutenção Mecânica para revisar tubos e conexões na EB-03. Segundo ele, o mesmo será feito nas outras cinco estações do perímetro Califórnia. “As equipes verificam e substituem as peças que podem provocar vazamentos que, por sua vez, podem interromper o bombeamento de água para os lotes dos agricultores. Em nenhum outro lugar do estado em que a Cohidro tem perímetros irrigados, se faz tão necessária a irrigação para produzir alimentos quanto no Alto Sertão. Temos que estar sensíveis a isso na hora de eleger prioridades”, considera.

Francisco Pereira é assistente administrativo no Califórnia e soma 40 anos de serviço público, desde que ingressou na antiga Comase, vindo a ser funcionário da Cohidro posteriormente. “Eu estou achando excelente essa postura dos diretores, imbuídos realmente de transformar a nossa empresa, traduzindo o pensamento dos que gostam dela, por essa forma moderna de trabalhar - atendendo o irrigante não atrás de um birô, mas vindo a campo. Hoje, conversando com alguns produtores do perímetro, a gente vê que existe esperança, por que não é uma diretoria de falar, é de agir. Eles querem resultado e, para isso, está dando condição aos produtores de colaborar também, o que é fundamental para o crescimento de todos. É importante e que também sejamos responsáveis, cada um de nós, servidores, por contribuir e retribuir esse empenho da diretoria”, afirma.

Cooperação com a Emdagro

A atuação das diretorias nos perímetros também será maior para tratar do projeto de cooperação técnica com a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe – Emdagro, segundo explica o diretor de Irrigação e Desenvolvimento Rural, João Fonseca. “É um plano de ação para melhorar a eficiência da assistência técnica agrícola nos lotes irrigados. Nossos técnicos, gerências e divisões serão orientados a realizar um trabalho com base e aderindo aos programas implementados em todo estado pela Emdagro. Nós teremos grande mobilização na sede, em Aracaju, e nos perímetros irrigados, junto com os técnicos da Emdagro, passando todo este conteúdo e metodologia para melhor atender ao produtor rural que depende da irrigação pública”, conclui.

Da ASN