Recapeamento da Francisco Porto gera expectativas de melhoria da fluidez do trânsito

Publiciado em 23/10/2019 as 12:09

Iniciada no mês de agosto, a obra de recapeamento das avenidas Gonçalo Rollemberg Leite (Nova Saneamento) e Francisco Porto complementa a revitalização viária dos principais corredores de transporte e trânsito da cidade, feita no âmbito do Projeto de Mobilidade Urbana, executado pela Prefeitura de Aracaju. Como importantes vias de ligação leste-oeste da capital, a recuperação de ambas avenidas é essencial para melhorar a fluidez do trânsito.

O recapeamento de toda a extensão da avenida Nova Saneamento já foi concluído e na via foram aplicadas 2.735 toneladas de asfalto. Agora, o serviço está prestes a ser finalizado na Francisco Porto, de onde já foram fresadas (retiradas) 1.380 toneladas do antigo pavimento da via e outras 900 toneladas de asfalto novo já foram aplicadas.

O motorista Tênisson José Guimarães diz conhecer bem o trânsito da cidade e os transtornos comuns a obras como essa e que o resultado é a melhoria para a população. “Eu rodo por essa região todos os dias e sei que algumas pessoas reclamam, mas, eu vejo isso com muita naturalidade, inclusive, acho que a obra está andando até rápido demais e o serviço que já foi concluído foi muito bem feito. Vejo tudo isso como melhoria pra gente, principalmente para quem depende da melhor fluidez do trânsito”, frisou.

Taxista há mais de 15 anos, Valfran Almeida avalia a obra como um serviço de qualidade. “Por mais que algumas pessoas reclamem, eu vejo isso como algo bom pra gente. O trabalho tem qualidade, sem contar que vai ajudar até mesmo a economizar na manutenção do meu carro. Com asfalto novo na via, teremos menos problemas e o trânsito vai ficar mais ágil”, pontuou.

As avenidas Gonçalo Rollemberg Leite e Francisco Porto cruzam os bairros Pereira Lobo, Luzia, Ponto Novo, Suíssa, Salgado Filho, 13 de Julho, Jardins e Grageru, e somam quase 6km de extensão.

Quem percorre toda a cidade, entende bem como a obra vai ajudar a melhorar a mobilidade, como o pintor Cristiano Silva. Usando uma bicicleta como meio de transporte, ele sai todos os dias do bairro Japãozinho, onde mora, e percorre diversos bairros da cidade, passando, inclusive, pelas avenidas Nova Saneamento e Francisco Porto.

“Na região em que eu moro está tendo obra também e vejo a comunidade muito satisfeita porque é melhoria, não é? Então, não dá para reclamar quando uma coisa acontece para melhorar nossas vidas. Quando eu passo por essas avenidas vejo como tudo está ficando bonito e como vai ajudar a melhorar a nossa cidade. Eu só tenho o que elogiar”, ressaltou.

Dono de uma barraca de frutas instalada próxima a uma agência bancária localizada na Francisco Porto, Iran Pereira acompanha, diariamente, o vai e vem de veículos e é observador do andamento da obra. Para ele, o serviço superou as expectativas. “Achei que o trânsito fosse parar, que haveria mais problema, pelo contrário. Todos os dias, chego cedo e só saio perto de anoitecer e não vi tantos transtornos. Senti que a obra andou rápido e vai ser bom para todo mundo”, destacou.

Para a aposentada Rosângela Feliz, obra é sinônimo de melhoria. “Tudo que vem para melhorar é bem-vindo. Essas avenidas precisavam de melhorias e essas melhorias estão acontecendo. A fluidez no trânsito é o que vai, de fato, ter mais efeito com essa obra e isso é muito positivo para a região”, salientou.

Ao acompanhar o início da obra de recapeamento das avenidas Nova Saneamento e Francisco Porto, o prefeito Edvaldo Nogueira ressaltou que outras avenidas da cidade também receberão este serviço, no âmbito do Programa de Recapeamento, executado pela atual gestão municipal desde 2017, com foco em vias de grande fluxo e importantes corredores de transporte.

Este Programa se soma ao Projeto de Mobilidade Urbana, a partir do qual a Prefeitura de Aracaju está executando a recuperação completa da avenida Beira Mar e que também requalificará outros três corredores: Hermes Fontes, Jardins e Augusto Franco, cuja ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Edvaldo Nogueira na segunda-feira (21).

O Programa de Recapeamento já recuperou importantes avenidas da cidade como Alexandre Alcino, Augusto Maynard, Jorge Amado, Hildete Falcão, Ananias Azevedo, Gentil Tavares, Julio César Leite, Cláudio Batista, entre outras.

Da AAN