Shoppings Jardins e RioMar promovem ações durante a Semana Lixo Zero

Publiciado em 17/10/2019 as 15:01

Com o objetivo de mobilizar a sociedade para a adoção de práticas mais sustentáveis na gestão de resíduos sólidos, o coletivo Aracaju Lixo Zero realiza, de 18 a 25 de outubro, a Semana Lixo Zero na capital sergipana. Os shoppings do Grupo JCPM, RioMar Aracaju e Jardins, engajam-se nesta importante mobilização e promovem campanhas de troca de garrafas pet por mudas de tempero e copos reutilizáveis sanfonados.

No Shopping Jardins, a ação acontece no próximo sábado (19), em parceria com a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju – Care. A partir das 10 horas, o público poderá trocar seis garrafas pet de qualquer tamanho por um copo reutilizável sanfonado, sendo limitada a entrega de um brinde por CPF cadastrado. A campanha será realizada próximo à Praça de Eventos 2, em frente à loja Eggo´s Shoes, até às 22 horas ou enquanto durar o estoque de copos. As garrafas doadas serão destinadas à Care, que direcionará o material para a reciclagem.

Já no RioMar Aracaju a campanha acontecerá no dia 25 de outubro, data de encerramento da Semana Lixo Zero, com a troca de garrafas plásticas por mudas de temperos. Seis garrafas pet de qualquer tamanho darão direito a uma muda de manjericão, alecrim, tomilho, orégano ou hortelã miúda, por CPF cadastrado. A ação acontecerá em frente ao hipermercado GBarbosa, às 10h, e é válida enquanto durar o estoque.

A iniciativa recebe o apoio da Care – que vai estar no estande recebendo as garrafas e redirecionando para a reciclagem – e do Instituto Bio Terra, que vai doar sementes de tempero a todos que visitarem o estande.

Lixo Zero

Hoje, os resíduos sólidos são uns dos principais problemas das cidades brasileiras. Resultado de uma sociedade que a cada dia consome mais, boa parte dos resíduos ainda tem como destino os aterros sanitários, tendo pouca destinação para reuso, reaproveitamento e reciclagem.

A Semana Lixo Zero é uma plataforma de mobilização do Instituto Lixo Zero Brasil e conta com a participação de diversos grupos que buscam conscientizar a sociedade para o problema urbano que o descarte incorreto do lixo promove. A campanha também recebe apoio de diversas entidades, públicas e privadas, comprometidas com o engajamento da sociedade nas causas socioambientais.

Em Aracaju, a Semana Lixo Zero visa atingir diversos nichos da sociedade através da educação e conscientização ambiental mobilizando a população para que crianças, jovens e adultos se engajem às causas sustentáveis. Buscando alcançar esse objetivo, um maior volume de eventos será realizado em diversos pontos da cidade como campanha de troca de reciclados, blitz, ação de fortalecimento de coleta seletiva, desafios de pilhas e baterias, ações de descarte correto e educação ambiental, workshop, rodas de conversa e palestras. A programação completa está disponível nas redes sociais do coletivo Aracaju Lixo Zero, no IG @aracajulixozero.

Da ASCOM