Ministro do Meio Ambiente chega a Sergipe nesta segunda-feira

Publiciado em 07/10/2019 as 11:36

Diversos órgãos do Governo do Estado de Sergipe, Marinha, IBAMA e representes das prefeituras de Aracaju e Barra dos Coqueiros estiveram reunidos na tarde deste sábado (5), na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS). O Gabinete de Crise foi instalado por causa dos problemas causados pelos danos ambientais do óleo que atinge o litoral de Sergipe.

O Estado decretou situação de emergência, que será publicada no Diário Oficial do Estado da próxima segunda-feira (7). Entre as outras providências, o governo recomendou a população a não utilizar as praias, nem retirar nenhuma substância, mesmo com o intuito de ajudar.

No final da tarde, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles confirmou, através das redes sociais, que na próxima segunda-feira estará em Sergipe para acompanhar as operações. E, segundo a assessoria do Governo de Sergipe, o ministro telefonou para o governador Belivaldo Chagas informando sobre a vinda para “deliberar ações conjuntas para mitigar as consequências dos danos ambientais”.

Na reunião, uma das principais metas foi estabelecer algumas posições para tentar conter o avanço do óleo, que já foi encontrado em 11 praias dos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Pirambu, Pacatuba e Estância.

Para combater o avanço do óleo no estado, o IBAMA recebeu um reforço no contingente e, no momento da reunião, equipes do órgão estavam sobrevoando a costa para ter uma maior noção das manchas em alto mar.

 

Edição Extra

Neste sábado, foi emitida uma edição extra do Diário Oficial da União com despacho do presidente Jair Bolsonaro determinando que a Polícia Federal, a Marinha e outros órgãos investiguem as causas e responsabilidades sobre as manchas de óleo que apareceram nas praias do Nordeste. Ele também determina o prazo de 48h, sejam apresentados à Presidência da República “os dados coletados e as providências adotadas até o momento”.

Do G1