Presença do poder público no Santa Maria contribui para reduzir a violência no bairro

Publiciado em 04/10/2019 as 10:31

O Santa Maria é um dos mais populosos bairros de Aracaju. Quase 10% da população que reside na capital mora nesta comunidade. Mas, por muito tempo o investimento do poder público não foi proporcional à explosão habitacional do local, o que gerou um vácuo na presença de serviços públicos disponibilizados à população que reside no bairro.

Essa situação, aliada a outros fatores socioeconômicos, pode ter sido a causa para a escalada da violência à qual a comunidade foi submetida até pouco tempo atrás. No entanto, o investimento da Prefeitura de Aracaju na infraestrutura do local desde 2017, junto com um planejamento de Segurança Pública integrada entre as polícias militar e civil, tem alterado definitivamente a realidade de quem mora lá, a ponto de que se possa comemorar quase 110 dias sem o registro de um único homicídio.

A busca por transformar o Santa Maria a partir do investimento do poder público fica claro tanto no montante investido quanto na variedade de serviços oferecidos aos moradores da comunidade. São diversas obras da Prefeitura executadas ou em andamento, em um montante aproximado até o momento de 30 milhões de reais, seja na urbanização de vias, oferecimento de esgotamento sanitário, construção ou reforma de unidades de ensino e saúde.  

É notório para especialistas em Segurança Pública o quanto a presença do poder público, o oferecimento de serviços, pode ser aliado no combate à criminalidade, especialmente pela relação de confiança que se cria entre os cidadãos e os agentes que representam o Estado.

"Acreditamos que o bom resultado alcançado no Santa Maria é fruto de diversos fatores: a questão do policiamento, um bom comando e uma boa estratégia adotada pelas polícias; o apoio da Guarda Municipal, que intensificou suas rondas por lá; as obras da Prefeitura que facilitaram o acesso do patrulhamento preventivo e o empoderamento cada vez maior da comunidade, por meio de rodas de conversa junto aos órgãos da administração municipal, o que ajuda a dirimir problemas e reforçar relacionamentos saudáveis",  justifica o secretário municipal da Defesa Social e Cidadania, Luís Fernando. 

Comandante do 1° Batalhão, que atende todo o Santa Maria, coronel Hilário Santana destaca que a Polícia Militar realiza um trabalho ostensivo e preventivo, junto com a comunidade, inclusive disponibilizando os números funcionais do comando do Batalhão para que o cidadão possa manter contato com as equipes em serviço.

"Aliado a isso, houve um resgate da confiança e respeito da população na atuação tanto da Polícia Militar quanto da Civil, por conta da atuação cidadã dos membros das corporações, sendo prestativos com as pessoas de bem e firmes com os elementos criminosos. Com certeza, a maior presença dos serviços da Prefeitura ajudou a reduzir a violência. Se há um tempo nós tínhamos dois ou três homicídios no bairro por dia, hoje nós podemos comemorar 100 dias sem um único crime deste tipo. Isso mostra que a soma de esforços deu certo”, completa o coronel Hilário Santana.

Urbanização

O investimento na infraestrutura do bairro, destacado nas mais de 150 vias já urbanizadas ou em processo, também são importantes para compreender o fenômeno, levando-se em conta que elas permitem uma maior velocidade de mobilização para combater a criminalidade, além de dar acesso aos espaços mais remotos.

Desta maneira, tanto as atividades ostensivas quanto as investigativas ganham fôlego e agilidade. A sensação de tranquilidade que os moradores começam a sentir atualmente é possibilitada pelo fato de testemunharem a presença policial de perto, em locais onde não estavam habituados.

De acordo com o delegado Gilberto Guimarães, da 9º Delegacia Metropolitana, no Santa Maria, o trabalho desenvolvido no bairro está ligado à uma parceria muito estreita entre a Polícia Civil, a Polícia Militar, Guarda Municipal  e outros órgãos que estão envolvidos com as políticas públicas no bairro.

“Os investimentos que foram feitos pela atual gestão da Prefeitura, notadamente a pavimentação de diversas vias, onde as viaturas não podiam circular antes, atrapalhando os processos de investigação, entrega de documentos e intimações, foram muito importantes. Da mesma forma, a construção de escolas, as intervenções da Emsurb, limpando a comunidade, o trabalho de sinalização da SMTT, entre outras coisas, são medidas que mostram a presença do poder público, o que tem criado dentro dessa comunidade tão carente uma sensação de tranquilidade como não se via há muito tempo”, explica Gilberto Guimarães.

Não existe política de Segurança Pública sem uma atuação conjunta das três esferas da administração, ou seja, do governo federal, estadual e municipal. “Nesses três anos que estou a frente desta delegacia, são anos consecutivos de redução de índices de violência na comunidade”, frisa o delegado.  

Articulação intersetorial

O resultado positivo na redução da criminalidade dialoga com a atenção depositada pela atual administração municipal nos mais variados setores, ampliando o cuidado em uma comunidade com alto índice de vulnerabilidade social, desde a infância até a profissionalização.  "Assim, esses vários fatores conjugados permitem a redução da criminalidade e apontam o caminho que devemos seguir para melhorar ainda mais as condições de viver no Santa Maria", salienta o secretário municipal Luís Fernando.  

Isso é evidenciado, por exemplo, com oferecimento nas unidades de saúde localizados no bairro do “Projeto Gestante e Bebê: Vagas Sempre”, que acolhe as futuras mães e garante o acompanhamento desde o momento da descoberta da gravidez até os dois anos do bebê.

Passa pelo investimento em Educação, na construção da primeira Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) integral, que servirá também como creche, com capacidade para atender 374 crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, em dois turnos (matutino e vespertino), ou 240 o dia todo.

O auxílio de uma rede de proteção social também é destaque, uma vez que no bairro, para além dos serviços essenciais de Assistência, há também oficinas de bordado para os adultos, possibilitando uma maneira de complementar a renda familiar; e aulas de balé para as crianças, fortalecendo os vínculos entre os moradores e a presença do poder público.  

Sendo assim, a redução da criminalidade, expressada enfaticamente nestes 100 dias sem registros de homicídios, não pode ser explicada sem a articulação de uma estratégia executada com afinco pelos diversos responsáveis pela manutenção da paz, utilizando as possibilidades garantidas pelo exercício da administração pública em favor daqueles que mais necessitam de auxílio.  

Da AAN