Prefeitura contrata nova empresa e reinicia obra de recuperação da Beira Mar

Publiciado em 12/09/2019 as 15:37

A Prefeitura de Aracaju retomou, nesta quinta-feira, 12, a obra de recuperação completa da avenida Beira Mar. Desclassificada por morosidade na execução do projeto, a empresa que iniciou a obra foi substituída pela segunda colocada do processo licitatório.

Somente na manhã desta quinta, no trecho da via compreendido entre o Calçadão da Praia Formosa e a rótula da avenida Anízio Azevedo, foram aplicadas mais de 100 toneladas de asfalto. De acordo com a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), responsável pela execução do contrato desta obra, as novas cláusulas contratuais firmadas com a empresa que assumiu o projeto não permitem a interrupção do serviço.

A fiscal da Emurb responsável por supervisionar os aspectos técnicos e gerenciais do contrato vigente, Rita de Cássia Santos acompanha de perto todos os procedimentos da execução do projeto, desde a fresagem até o controle de qualidade do novo asfalto aplicado na via. Segundo ela, a nova empresa dará um ritmo mais célere aos serviços.

Rita de Cássia explica que, exatamente no trecho atual da obra, há uma preocupação em não danificar o revestimento primário, também chamado de sub base e base, que assegura a aderência e a durabilidade do novo piso. "Para não danificar a base durante a fresagem recomendamos que a retirada do antigo piso girasse em torno de 3cm, o que mostra as possíveis fissuras e não compromete a base. Todos os procedimentos técnicos estão sendo tomados para garantir celeridade e qualidade técnica desta obra", ressalta a fiscal da Emurb.

Considerando os sentidos da avenida e seus prolongamentos, já são mais de 5km contemplados com nova camada asfáltica. O secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, da Infraestrutura do município, explica algumas detalhes desta etapa do Plano de Mobilidade Urbana de Aracaju, que é resultado de um investimento de R$10 milhões, feito com recursos conveniados entre o Município e o Governo Federal.

"Uma obra que sai da Atalaia e chega aos limites do bairro Industrial é de fato algo que não se realiza em questão de dias. Tínhamos uma previsão de conclusão, prejudicada pela empresa anterior, mas, deve-se levar em consideração que além da pavimentação de 10km, haverá também instalação de novos abrigos de ônibus, construção e reformas de terminais de ônibus e implementação de uma semaforização moderna", ressalta Ferrari.

Segundo o secretário da Infraestrutura, a Prefeitura não vai permitir novas interrupções por questões “unicamente administrativa ou técnica da empresa”, salienta. “Por ora, pedimos aos condutores um pouco mais de paciência, principalmente nos horários em que nossas equipes estiverem trabalhando", pondera.

A obra de recuperação completa da avenida Beira Mar contempla a fresagem no pavimento, que consiste na retirada da antiga pavimentação para ser executada uma nova camada asfáltica; a construção de cerca de 100 rampas de acessibilidade, calçadas e sinalização vertical e horizontal nos 10km de extensão da via, desde os mercados centrais até ao terminal de ônibus do bairro Atalaia.

Da AAN