Força-tarefa da Prefeitura garante recuperação da malha viária de toda a cidade

Publiciado em 12/09/2019 as 10:19
Foto: André Moreira

A principal característica de uma cidade resiliente é se recuperar, em tempo hábil, após situações de desastres ou incidentes. Após as chuvas intensas que ocorreram em julho deste ano, a Prefeitura de Aracaju lançou o Plano de Recuperação da Cidade, uma força tarefa que, desde o início das ações, tem dado respostas rápidas e efetivas no sentido de solucionar os problemas emergenciais oriundos do período chuvoso.

Na ocasião das chuvas, Aracaju vivenciou, em um curto período de tempo, um volume excessivo de chuva. Em apenas cinco dias, a cidade registrou um acumulado de 350 milímetros de águas pluviais, o triplo do previsto para todo aquele mês. A capital sentiu os efeitos que só não foram mais desastrosos porque, desde o início da atual gestão, a Prefeitura tem atuado de maneira preventiva em todas a cidade, sobretudo no serviço de manutenção do sistema de drenagem.

Com a passagem da chuva e os principais problemas sanados, sobretudo de atenção às vítimas do período, estas que demandaram maior atenção por parte da administração pública, as vias da cidade passaram a necessitar de reparos enérgicos, daí a importância do Plano de Recuperação.

Dentro desse plano, os serviços de recapeamento e tapa-buraco estão em destaque e em plena execução de Norte a Sul da cidade, com foco nas áreas mais atingidas, sobretudo para que se possa garantir um dos resultados esperados do Planejamento Estratégico da gestão.

De acordo com o último balanço realizado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), nas atividades relativas ao recapeamento e à pavimentação das vias públicas, desde o lançamento do Plano, já foram aplicadas quase 2 mil toneladas de asfalto, reconstituindo mais de 19 mil metros quadrados. Com a operação tapa-buraco, a Emurb contemplou 38.384 metros quadrados de asfalto reposto, a partir da aplicação de mais de 500 toneladas de massa asfáltica.

Investimentos

“A mobilidade urbana é certamente umas das prioridades da atual gestão e tudo que é possível fazer do ponto de vista técnico e financeiro tem sido realizado. Recuperamos a usina de asfalto, compramos novos equipamentos, intensificamos a agenda de trabalho e, sobretudo, valorizamos nossos servidores com o pagamento dos salários rigorosamente em dias, inclusive, por conta da política administrativa adotada pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Nestes episódios pós chuvas um grande mutirão de serviços equacionou, de imediato, os pontos no bairro Jabotiana e levamos ao restante da cidade”, destacou o presidente Emurb e secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.

Com o Plano, a Emurb ampliou as equipes de trabalho de 100 para 150 profissionais e intensificou as ações do órgão, as quais atendem a mais de 10 bairros diariamente.

Um dos locais mais atingidos pelas chuvas foi o Jabotiana. A Emurb montou um forte aparato técnico para atender a todo o bairro logo após as fortes chuvas. Em cerca de 15 dias, o pavimento asfáltico de todas as ruas dos conjuntos JK e Sol Nascente, da comunidade do Largo da Aparecida, além de 80% das vias do conjunto Santa Lúcia, foram recuperadas por meio da operação tapa-buraco.

Para execução destes serviços, uma força-tarefa, que envolveu cerca de 50 operários, atuou de segunda a sexta-feira, e aplicou mais de 400 toneladas de asfalto nessas duas semanas de trabalho. No caso do conjunto Santa Lúcia, as atividades ainda não foram finalizadas, em virtude de intervenções feitas pela Deso (Companhia de Saneamento do Estado de Sergipe), que implanta o esgotamento sanitário do local, mas, assim que a companhia liberar as vias, a empresa municipal dará sequência à operação tapa-buraco.

Da AAN