Desfile Cívico apresenta serviços ofertados pelas unidades da Assistência Social de Aracaju

Publiciado em 02/09/2019 as 06:42
Fotos: André Moreira

Crianças, adolescentes e idosos atendidos pelas unidades da Secretaria Municipal da Assistência Social animaram a rua Bahia, no Siqueira Campos, durante o Desfile  Cívico Municipal realizado neste domingo, 1º, pela Prefeitura de Aracaju, para comemorar a Independência do Brasil. Os grupos que desfilaram participam das atividades socioeducativas desenvolvidas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e no Centro de Referência para Pessoas com Deficiência (Centro-Dia).

“É um grande acontecimento de reafirmação do patriotismo e de identidade brasileira. Fiquei muito feliz em ver a presença da Assistência Social, das pessoas do camarote da acessibilidade e dos usuários das nossas unidades. O desfile cívico é um momento de inclusão e de apresentar a diversidade que nos caracteriza como povo e nada mais justo que os nossos usuários e técnicos da Secretaria estivessem presentes. Precisamos dar visibilidade a esses serviços, as pessoas em situação das mais diversas precisam saber da oferta dos serviços para que eles possam ter acesso. Aqui é uma grande oportunidade disso, as milhares de pessoas presentes aqui hoje tiveram a chance de conhecer o que é ofertado pela Assistência e fazer o uso de um dos nosso equipamentos”, explicou o secretário municipal da Assistência Social,  Antônio Bittencourt. 

O público assistiu as apresentações dos 80 usuários dos Cras e do Centro Pop, que mostraram o resultado do trabalho desenvolvido em algumas das oficinas em que eles participam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Assistência Social, em desfile regido pela banda municipal do maestro Marcelo Conceição, sob o comando do instrutor de Thiago Oliveira. 

Os idosos do Cras Gonçalo Rollemberg Leite puxaram o desfile levando as bandeiras do Brasil, Estado e Município. No segundo pelotão, os assistidos pelo Centro Pop e  Centro Dia seguraram cartazes mostrando o papel das unidades na garantia dos direitos de políticas públicas. Em seguida, o grupo Lateiros Curupira, do Cras Maria Diná, levaram música com materiais recicláveis produzidos pelas próprias crianças e adolescentes assistidos.

Idosas do grupo Bem Viver, do Cras Santa Maria, representaram a cultura nordestina vestidos de cangaceiros ao som de muito forró. Ao som de música clássica, as meninas do ballet do Cras Maria Diná Menezes, fizeram apresentação de dança. As animadas idosas do grupo Cirandeiras, do Cras Jardim Esperança, representaram a dança do Carimbó com muita disposição e sorriso no rosto. 

“Todos os anos, a Assistência Social participa do Desfile Cívico. É uma grande satisfação poder abrilhantar esse evento com as atividades que realizamos não só nos Cras, mas também em todos os Serviços da Proteção Social Especial. É um grande momento de inclusão comunitária e inclusão social, onde temos a oportunidade de mostrar os nossos serviços para a sociedade aracajuana e as ações que fazemos em cada bairro, além de valorizar os usuários que são atendidos pelas unidades da Assistência”, destacou  a coordenadora da Proteção Básica da Assistência Social, Carla Vanessa Dória.

Da AAN