Governo reúne Saúde e Educação dos 75 municípios para ações conjuntas

Publiciado em 07/06/2019 as 12:46

O Governo do Estado de Sergipe reuniu, no auditório do Hospital de Urgência (Huse), secretários da Saúde e da Educação, coordenadores, técnicos e supervisores de endemias dos 75 municípios sergipanos para discutirem novas estratégias de combate à dengue e a prevenção de acidentes com fogos de artifícios e manuseio com fogueiras com foco, principalmente, nas crianças. O encontro aconteceu até o fim da tarde da última quinta- feira (06).

De acordo com o último resultado do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), o estado de Sergipe enfrenta um cenário preocupante em relação ao aumento significativo dos casos de dengue. Atualmente estão confirmados 456 casos, com 21 municípios em alto risco para a ocorrência de epidemia. Além disso, com o início dos Festejos Juninos, outra situação pode se tornar grave se não houver cuidado, o crescimento de hospitalizações por queimaduras e mutilações.

O secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira, destaca a importância da intersetorialidade e do trabalho em conjunto entre Saúde e Educação. “O foco é a dengue, mas neste mês junino, ganha um destaque especial o alerta para os cuidados que precisam ter quando usarem os fogos de artifício, principalmente com as crianças e adolescentes. A gente sabe que é difícil impedir que usem porque já faz parte da cultura junina, mas a gente quer o alerta para que os pais acompanhem seus filhos se forem soltar. Então a gente quer juntar não só os agentes de saúde, as pessoas envolvidas no controle da dengue, mas também os professores, e pedir a ajuda deles no convencimento, dentro da sala de aula, com seus alunos e pais de alunos, para que tomem muito cuidado com os fogos de artifício e, se possível, que não usem”, disse.

“Anualmente temos um aumento de vítimas de fogos de artifícios ou de manuseio com fogueiras, de crianças, principalmente. Então, esse é o motivo de trazer a Educação, porque tanto para a dengue quanto para os acidentes com fogos e fogueiras, a Educação pode nos ajudar trabalhando isso com a criança e com o adolescente. A criança é multiplicadora, quando chega em casa ela fala, começa a inspecionar, pela curiosidade o local onde reside, então o momento será de discussão e reflexão”, reforçou a diretora de Vigilância em Saúde da SES, Mércia Feitosa.

Brigada Itinerante

A diretora da DVS, Mércia Feitosa, comentou também que os profissionais que irão compor a Brigada Itinerante contra a dengue estão sendo selecionados e convocados. “Já existia um cadastro de reserva na Fundação Estadual de Saúde (Funesa) que está sendo reativado. Eles farão os exames admissionais e serão capacitados. A capacitação está programada para 17, 18 e 19 de junho e, após a capacitação, eles iniciarão os trabalhos num cronograma que a gente vai definir. Os critérios para receber a Brigada serão os municípios que têm um índice de infestação elevado e de acordo com os casos notificados”, explicou.

Na avaliação do presidente do Conselho de Secretários Municipais do Estado de Sergipe (Cosems), Enock Luiz Ribeiro da Silva, esse chamamento da Secretaria de Estado da Saúde é muito importante. “É um alerta, um momento de a gente mobilizar todo o grupo dos municípios para intensificarem as campanhas, os mutirões, em suas localidades porque estão aumentando os casos confirmados de dengue no estado de Sergipe e, também, já temos alguns óbitos. Para que não aconteça mais nenhum caso positivo, nem óbitos, é necessária essa intensificação de todos os municípios. É o momento de mobilizar todos os agentes comunitários de saúde, de endemias, toda a população, é um trabalho coletivo junto com a educação, a comunicação, as igrejas, então estamos mobilizando todos os seguimentos para intensificar essa campanha”, contextualizou.

Para a secretaria de Saúde do município de Itabaiana, Mara Rúbia do Nascimento Melo, é um momento ímpar para a troca de ideias com as Secretarias de Estado e demais Secretarias Municipais, a fim de aprimorar as ações. “Temos desenvolvido várias ações educativas de combate à dengue, trabalhando em conjunto com o Programa Saúde na Escola (PSE), fazendo mutirões de limpeza, educação e orientação envolvendo as escolas dos bairros onde o LIRAa é mais alto, distribuição de panfletos. A gente tem, também, os Homens Bombas que fazem a pulverização nas áreas mais críticas, todas as noites. Temos intensificado as ações. Apesar de ser um tema tão massificado ainda se faz necessário estar trabalhando, diuturnamente, com a população porque a gente sabe que a maior parte dos criadouros está nas residências”, relato.

Mobilização das Escolas

O diretor do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Fábio Leite, que esteve no evento representando a Secretária de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), comentou que ações de combate à dengue já vêm acontecendo em muitas escolas e serão intensificadas. Já as estratégias de prevenção de acidentes com Fogos de Artifício apresentadas na reunião serão, também, incorporadas nas escolas.

“As escolas vivem muito essa história dos festejos juninos e eu acho que é na escola que a gente tem que começar a criar a cultura de colocar como utilizar os fogos para que no futuro a gente não tenha a os hospitais, a Rede Hospitalar cheia. Então, na verdade, todo tipo de campanha educativa tem que partir das escolas. Podem ser feitas no geral, para a população, mas a escola é o princípio e eu não tenho dúvida de que indo por esse viés a gente vai ter cidadãos mais informados e conscientes. Hoje a gente vê nossos filhos, chegam da escola contando tudo, então se a gente fizer esse papel de envolver as escolas teremos muito mais êxito”, afirmou o diretor.

Da ASN