Ministro da Justiça premia Sergipe com selo de reconhecimento por oferta de trabalho no sistema prisional

Solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (7) em Brasília

Publiciado em 07/05/2019 as 10:11

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, reconheceu Sergipe como um dos cinco estados do Brasil com melhor performance em políticas públicas direcionadas a oferta de trabalho no sistema prisional. O anúncio foi feito em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (06), em Brasília, durante a entrega do “Selo Resgata” - reconhecimento destinado às Secretarias estaduais da Administração Penitenciária e empresas que contratam presos, egressos do sistema prisional e pessoas que cumprem penas alternativas.

Sergipe foi reconhecido no final de abril, segundo levantamento feito pelo Monitor da Violência do Portal G1, como o estado com o maior percentual de internos trabalhando no Brasil. O Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Prisional é uma iniciativa promovida pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), que reconhece empresas e instituições que contratam presos ou egressos do sistema prisional.

Instituído em novembro de 2017, o Selo Resgata é uma estratégia para incentivar a ampliação da oferta de trabalho e, assim, dar uma oportunidade de construção da cidadania e ressocialização. A entrega do 2° Ciclo de Concessão do Selo Resgata aconteceu no Palácio da Justiça, em Brasília e 198 empresas de 15 estados receberam o reconhecimento. No ciclo anterior, 127 instituições foram contempladas com o Selo.