Projeto de Lei de Economia Solidária do vereador Zé Valter ganha apoio do Crefito 17

Publiciado em 07/05/2019 as 07:18

Projeto de Lei que fomenta a Economia Solidária em Aracaju, de autoria do vereador Zé Valter (PSD), ganha mais um importante apoio da sociedade. Depois da adesão da União das Cooperativas de Transporte Alternativo de Sergipe (Unicoopes) e do Instituto Federal de Sergipe (IFS), nesta segunda-feira, 06, foi a vez do Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Sergipe (Crefito 17) se colocar à disposição do vereador para ajudá-lo a consolidar o projeto.

“O que a gente puder dar de apoio, orientação e informações no que tange a fisioterapia e terapia ocupacional, o vereador Zé Valter pode contar conosco, pois nossa intenção é garantir a qualidade de vida da população sergipana como um todo. Dessa forma, estamos em sintonia com a vontade do vereador.” destaca Jader Pereira, presidente do Crefito 17, que recebeu o vereador na sede do conselho.

Histórico da instituição

O Crefito da 17ª Região foi criado ano passado, após 10 anos de luta para se desmembrar do estado da Bahia, o que 'gerava limitações na atuação dentro do estado'. Sergipe possui hoje cerca de 2.500 profissionais e cerca de 700 inscrições jurídicas, e uma das reivindicações da classe é a respeito de projetos de lei que permitam a inserção de profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional em âmbito municipal, estadual e federal.

“Nós estamos felizes com a presença do vereador Zé Valter aqui em nossa sede, pois esse gesto nos aproxima do poder público e de nossos pleitos. Queremos o apoio de pessoas sérias e comprometidas com o trabalho. E Zé Valter com seu projeto voltado para a economia solidária, mostrou isso para nós aqui hoje.” enfatizou a vice-presidente do Crefito, Andrezza Duque.

Desde que tomou posse, em 4 de fevereiro deste ano, o vereador Zé Valter tem se empenhado na construção de uma política pública que possibilite aos aracajuanos das chamadas 'zonas periféricas' terem nas próprias mãos o poder de gerar trabalho e renda dentro da comunidade, contribuindo assim para a diminuição do desemprego que tem se intensificado com a crise que tomou conta do país nos últimos anos.

A taxa média de desocupação em Aracaju, em 2018, foi de 16,4%, segundo último dado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sergipe foi a quarta maior taxa de desempregados do país, com 16,6%, ficando atrás de Pernambuco, com 16,7%; Alagoas, 17,0% e Amapá, 20,2%. As menores taxas foram registradas em Santa Catarina (6,4%), Mato Grosso do Sul (7,6%) e Mato Grosso (7,9%).

“Desde que assumimos o mandato, meu foco tem sido a geração de trabalho e renda e como mudar esse cenário caótico que temos visto nos últimos tempos. Para isso, temos que nos unir em parcerias que possam fortalecer o nosso projeto. Em nossas idas e vindas às comunidades, temos visto muitas pessoas qualificadas para exercer o trabalho, porém não há emprego para todas elas, pois a crise fez com que muitas empresas em nosso estado fechassem as portas. Então vimos nesse projeto, que já está protocolado na Câmara de Vereadores de Aracaju, uma saída para tentar reverter esse quadro”, avalia Zé Valter.

Enquanto aguarda a tramitação do projeto nas comissões da câmara, até que possa ser colocado para avaliação dos demais vereadores em Plenário, Zé Valter tem mantido uma agenda de diálogo e reuniões em busca de novos parceiros para que possam tornar o projeto de lei ainda mais amplo e benéfico para a população aracajuana.