Senadora lamenta existência de lixão que gera transtorno aos sergipanos

Publiciado em 16/08/2018 as 12:17

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) destacou a sua preocupação com um lixão localizada no povoado Oiteiro do Capim, entre os municípios de Itabaiana e Ribeirópolis, na Rota do Sertão. “É um lixão que existe há mais de 50 anos e que gera muito transtorno”, afirmou a senadora, que é autora de uma emenda ao Orçamento Geral da União (OGU) destinada ao Consócio Público de Resíduos Sólidos do Agreste Central, visando a construção de uma unidade de transbordo como alternativa para erradicar o problema.
Para Maria, além do impacto ambiental que os lixões provocam em virtude da poluição do solo, esses resíduos - muitos deles infectantes - acarretam problemas de saúde pública para a população, uma vez que comprometem, entre outras coisas, os recursos hídricos. “Além da proliferação de vetores de doenças, como baratas, mosquitos e ratos. Quando eu posso no local, fico horrorizada e me questiono por que até hoje aquele lixão continua ali a céu aberto”, disse a senadora.
Ela explicou que os recursos da emenda vão possibilitar, além da construção da unidade de transferência dos resíduos sólidos que chegam dos municípios, também, oportunizará a construção de um galpão regional de triagem para que os catadores de lixo, já devidamente cadastrados e organizados em Cooperativa, possam trabalhar de forma mais segura e tranquila. “Esses catadores tiram o sustento das suas famílias daquele local e, nada mais justo, que tenham o mínimo de condição para que possam executar esse serviço com segurança e dignidade”, defendeu Maria do Carmo.
O superintendente do Consórcio Público de Resíduos Sólidos do Agreste Central, Caio Marcelo Valença destacou a importância da ação da senadora e ressaltou que ela sempre é diligente. “A senadora é uma grande parceira do Consórcio e de Sergipe. Sempre que precisamos, ela nos atende com muita diligência”, disse Caio, observando que após a construção o transbordo, o lixão será erradicado.