Técnicos da SES participam de Congresso Nacional de Secretários de Saúde

Publiciado em 28/07/2018 as 06:31

Uma delegação formada por seis técnicos das áreas de Atenção à Saúde, Gestão de Sistemas e Vigilância Sanitária participa desde a última quarta-feira, 25, do XXXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que acontece em Belém, no Pará, até esta sexta-feira, 27. Com o mote “A Saúde que queremos para o Brasil”, o evento reúne representações de todos os Estados brasileiros.

Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), o congresso direciona as atividades em grandes mesas para discussões dos principais temas que permeiam o SUS, com destaque para “Trinta anos do Sistema Único de Saúde: responsabilidades e financiamento na gestão descentralizada”, “Unificação dos blocos de financiamento, governança e regionalização no SUS”, “Avanços e desafios da Política Nacional de Atenção Básica”.

O evento também contou com a mesa "Gestão do SUS e vulnerabilidade populacional nas macrorregiões brasileiras", voltada para o debate dos principais desafios enfrentados por cada uma das cinco macrorregiões do país, segundo informou o diretor de Atenção Integral à Saúde (Dais/SES), João Lima Júnior. Ele destacou o papel do secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira Lima, na ida da equipe ao congresso.

“O Secretário Valberto Lima compreendeu a importância da participação da SES de Sergipe nesse congresso e autorizou que gestores das áreas de Atenção à Saúde, Epidemiologia e de Gestão pudessem se integrar aos gestores municipais de saúde do nosso Estado nesses dias do evento. É importante destacar que a principal missão das Secretarias de Estado da Saúde em todo o país é a de coordenar a política de saúde no território estadual”, disse.

João lima explicou que, para que essa política seja bem conduzida é estratégico que seus gestores sejam técnicos preparados e sempre atualizados na Política Nacional do SUS. “O Congresso do Conasems representa um desses espaços ricos do Sistema Único de Saúde, com atualização das pautas e promoção de integração das experiências desenvolvidas nos Estados", registrou João Lima.

Para o Presidente do COSEMS Sergipe (Enock Ribeiro), a participação dos gestores da SES nesse Congresso do CONASEMS foi importante pela integração com os gestores municipais de saúde. Oportunidade de participar de grandes discussões a atualização das políticas do SUS.

A coordenadora estadual de Atenção Hospitalar, Marli Francisca, conta que o evento enfatizou a importância do trabalho por níveis de Atenção. “Com o fortalecimento da Atenção Primária, os níveis secundário e terciário conseguirão desempenhar o seu papel de forma eficiente e eficaz. Esta é uma oportunidade ímpar de aprimoramento dos profissionais e gestores na qualificação da gestão para o Estado de Sergipe”, declarou.

Já para a Apoiadora Institucional da Coordenação Estadual de Atenção Primária à Saúde, Fernanda Barreto, a representação sergipana nesta área foi de extrema importância. “O evento permitiu a discussão do contexto atual da Atenção Primária no Brasil, trazendo a proposta de fortalecimento deste nível de atenção”, observou.