Muda Mangue: programa inicia atividades de conscientização ambiental e plantio de mudas

Publiciado em 28/07/2018 as 06:25

Realizado pelo RioMar Shopping, UFS, Sema e Instituto Canto Vivo, projeto traz proposta de conservação de manguezais a partir da recuperação das áreas próximas a esse ecossistema

Em comemoração ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, celebrado na quinta-feira, 26 de julho, o RioMar Shopping, junto ao Instituto Canto Vivo, a Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), com apoio da Guarda Municipal, realizou a primeira edição do Programa Muda Mangue em Aracaju (SE).

O evento aconteceu às margens do rio Poxim, onde alunos e profissionais da área ambiental debateram sobre a temática da preservação ambiental e realizaram o plantio de mudas no manguezal existente na região. O objetivo da ação é chamar a atenção da sociedade para a importância da conservação dos manguezais e incentivar o plantio em áreas próximas a esse ecossistema, fundamental para o equilíbrio ambiental brasileiro.

Em conversa com os participantes do programa, a professora do departamento de Biologia da UFS e pesquisadora da área, Sindiany Caduda, explicou sobre o processo de conservação dos manguezais e também orientou sobre as técnicas de plantio.

“Fico feliz em ver o início de mais um projeto de conservação dos manguezais, onde podemos estabelecer um espaço de diálogo com a população, afinal vivemos numa cidade repleta de manguezais urbanos e nós participamos diretamente deles. Temos que refletir e buscar sempre trabalhar em prol da preservação deste ecossistema, tão importante para a sociedade e para o meio ambiente”, afirmou.

Importância

O estudante Matheus Maia, de 18 anos, aluno de cursos do Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM), destacou a importância de participar do Muda Mangue. “Sou da turma de fotografia e vim fotografar as ações, que são de extrema relevância para a sociedade, pois o mangue é o berçário do oceano e temos que buscar, a cada dia, mecanismos de cuidar melhor dele”, relatou.

O secretário de Meio Ambiente de Aracaju, Augusto César Viana, que participou do plantio junto aos técnicos ambientais da Sema, analisou de forma positiva a parceria entre as instituições. “Primeiro, parabenizo o RioMar, que tem sido um grande parceiro das iniciativas ambientais em Aracaju. Esta, especificamente, é muito interessante porque integra a universidade, Ongs e a nossa secretaria, enquanto órgão fiscalizador ambiental. Acredito que temos muito o que contribuir, com essa parceria, no processo de educação ambiental e conscientização da população aracajuana”, pontuou.

Responsabilidade socioambiental

Durante esta primeira edição do Muda Mangue, foram plantadas cerca de 400 mudas – 200 doadas pelo Instituto Canto Vivo e 200 cultivadas no Viveiro Florestal do RioMar Shopping. A analista ambiental do RioMar Aracaju, Vivianne Andrade, destaca que as ações desenvolvidas pelo shopping buscam, especialmente, recuperar as áreas de mangue, sobretudo ao redor do empreendimento.

“O RioMar tem no seu entorno uma boa área de manguezal e temos a preocupação de preservar estes espaços. Hoje, contamos com um viveiro de produção de mudas de mangue, que são utilizadas em ações como esta. O plantio será contínuo e foi iniciado hoje como um pontapé inicial do programa, que terá sempre o compromisso de conscientizar a população”, explicou.

O Viveiro Florestal do RioMar foi lançado em junho deste ano e reúne a produção de espécies mangue vermelho e branco. O projeto foi lançado durante a quinta edição do Jogando Limpo com o Mangue, iniciativa de sustentabilidade realizada pelo shopping há cinco anos, sempre durante a Semana de Meio Ambiente, quando são desenvolvidas atividades de coleta de resíduos e combate à degradação do ecossistema.